O Congresso Mundial da Intercoiffure, que acontecerá em 2008 no Rio de Janeiro, de 18 e 20 de maio, destacará a cultura brasileira em três noites temáticas: indígena, africana e européia, que vão exibir aos visitantes a diversidade da cultura nacional.

A primeira noite temática, dia 18 de maio (domingo), será a indígena, denominada “Encontro das Águas”. Vai retratar o encontro dos rios Solimões e Negro que, conforme a jornalista e pesquisadora da Arte Indígena Brasileira, Cristina Franco, responsável pela curadoria das noites, se integra ao astral do Oceano Atlântico nas praias do Rio de Janeiro e à calçada de Copacabana. Graças a parceria com a AmazonasTur - Empresa Estadual de Turismo do Amazonas -, a noite retratará a cultura indígena através de peças, desenhos e objetos da tribo Waimiri Atroari. Haverá uma oca; o Espaço Amazonas com três comunidades indígenas expondo seus trabalhos; um especial chill-out (local para repouso) com redes de fibras feitas pelas tribos Ticuna. O cenário vai retratar a piracema, o Boi de Parintis com dez integrantes do grande festival que acontece em julho, entre outras atrações.

Na segunda-feira, 19, acontecerá a Noite Africana que vai retratar as raízes indígenas tendo o Pão de Açúcar como cenário. A riqueza cultural das tribos africanas serão manifestadas em objetos, decorativos e pinturas. Os organizadores prometem uma rica cenografia com grandes painéis, turbantes e silhuetas de negros africanos. Os convidados serão recebidos por baianas afro-descendentes e assistirão uma apresentação especial do capoeirista Mestre Poeira e show da escola de samba Unidos de Padre Miguel, do Rio de Janeiro. O encerramento da noite terá apresentação dos Juniores da Intercoiffure Mondial que exibirão cores e penteados para 2009.

A última festa temática acontecerá terça-feira, dia 20, a Noite Européia. Os relatos e as influências européias no país estarão em evidência durante o jantar com menu assinado pelo Jair Lima que pesquisou pratos especialmente da época para servir ao participantes. No cenário, manifestações culturais vindas da Europa para o Brasil, painéis de artistas estrangeiros e decoração com muitas flores tropicais e folhagens, seguindo o estilo europeu na época da Família Real no Brasil. Encerrando a Noite Européia shows de gala realizados pelas equipes da Intercoiffure Japão, Itália e Brasil, além de uma apresentação especial de Klaus Peter Ochs, presidente da Intercoiffure Mondial.

Os organizadores esperam mais de 700 participantes vindos de todo o mundo durante os três dias da Intercoiffure, que acontecerá no Hotel InterContinental Rio.