Os diferentes tipos de peleA maquiagem é uma grande alizada da beleza feminina, mas para que ela seja aproveitada da melhor maneira possível, é importante que se conheça bem o tipo de pele da cliente.

Segundo a dermatologista Priscilla Campi, existem apenas 3 tipos de pele: seca, normal e oleosa. “A pele considerada mista não é um tipo de pele. Embora muitas pessoas sintam a pele mais oleosa em determinadas áreas, isso não significa que em uma parte ela é seca ou normal e na outra, oleosa. Quando isso acontece, significa que algo está errado e que precisa ser corrigido”, revela a médica.

Conheça a seguir os principais tipos de pele e suas caracterírticas:

- Pele oleosa: apresenta um brilho excessivo devido ao excesso de óleo produzido e possui poros abertos. Normalmente apresenta cravos e espinhas. Merece um cuidado especial que retire e controle essa oleosidade. “Importante lavar a pele com sabonete adequado e que iniba a produção de óleo e não apenas resseque a pele. Usar tônico facial todos os dias e produtos a base de gel”, revela a dermatologista.

- Pele normal: é uma pele bonita, com a textura da pele de bebê. É iluminada, suave, sem oleosidade ou secura excessiva. Apresenta poros fechados. “Mesmo assim, necessita de cuidados. Lavar, tonificar e usar hidratantes nutritivos à noite, são fundamentais para manter a pele sempre bela”, diz Priscilla Campi.

- Pele seca: é uma pele sem vida e áspera, de aspecto opaco e sem brilho e por isso necessita de hidratação intensa. “Usar sabonetes que não desidratem ainda mais a pele, aplicar tônicos que hidratam e um creme facial de hidratação profunda à noite, são os cuidados básicos que este tipo de pele necessita”, finaliza a médica.

Lembrando que independente do tipo de pele o filtro solar com proteção acima de 30, deve ser utilizado todos os dias. Cuidar da pele exige apenas alguns minutos de dedicação diária, mas que no futuro lhe proporcionarão uma aparência mais jovem e saudável, além de minimizar o aparecimento de manchas e câncer de pele.