Livro

Muito Além do Jardim é o título do livro lançado pela professora Lygia Pupatto, que fala de sua participação na implementação do maior programa de extensão universitária do Brasil.

A autora, ex-Secretária de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, conta sua participação na implementação do Universidade Sem Fronteiras, o maior programa de extensão universitária do Brasil. O lançamento ocorreu na noite do dia 24, no Espaço Cultural BRDE, localizado no Palacete dos Leões, centro de Curitiba. No evento estavam presentes o presidente do Grupo BSG, Sílvio Mascarenhas, o empresário Junior Munhoz e várias outras personalidades e autoridades do Estado.

Lygia tinha em mente, desde seu ingresso na Secretaria em 2006, um projeto que ajudasse a universidade a se abrir para a sociedade. O objetivo foi reforçado por dois fatos de repercussão nacional: uma mulher confundida com uma prostituta e agredida por um grupo de rapazes no Rio de Janeiro, e o de um índio que teve fogo ateado em seu corpo por jovens em Brasília. Nas duas situações os agressores eram universitários.

Programa soma 4 mil estudantes favorecidos

O programa Universidade Sem Fronteiras já reuniu quatro mil estudantes de todas as regiões do estado, promovendo ações sociais que beneficiaram mais de 280 municípios.

O livro tem como intuito incentivar outras regiões do País a criar programas semelhantes e, também, agir em prol da diminuição da desigualdade social e envolver as universidades com a realidade da população brasileira.