Antônio Novaes, diretor de marketing da Associação Brasileira de Clinicas e SPAs, durante palestra do BSG World Festival

Refletir sobre os impactos de cada ação tomada dentro de uma clínica de estética ou de um SPA é mais que essencial para o crescimento destas. E direcionar todos os esforços para atender da melhor forma os clientes é a receita do sucesso, segundo Antonio Noves, diretor de marketing da Associação Brasileira de Clinicas e SPAs. “A razão de ser de um negócio são os clientes”, destacou ele, durante a palestra “Comunicação para SPAs e clínicas: qual o melhor canal?”, realizada no II Congresso de Negócios para SPAs, Clínicas, Centros de Estéticas e Saúde, durante o BSG World Festival.

Do atendimento ao pós-venda: nada escapa aos olhos do público

Mais quais fatores impactam realmente o cliente e o quais são os menos relevantes? Segundo Novaes, nada passa batido pelo crivo e pela atenção daquele que vai procurar um serviço em um SPA ou em uma clínica. “O profissional que o atende, o a realização do serviço em si, o ambiente, o pós-venda, a administração financeira, as compras... todos esses elementos impactam os clientes de alguma maneira”, frisa.  Além disso, é importante entender o que se está vendendo. “Os clientes não compram cremes ou massagens, e sim bem-estar, relaxamento e beleza. É preciso olhar suas mercadorias e serviços sob a ótica deles”, completa.

Os clientes e a marca são os dois bens mais preciosos que uma empresa possui. Porém, construir um empreendimento demanda dinheiro, enquanto construir uma marca demanda foco. E Novaes sublinha: somente mediante um bom trabalho é possível construir uma marca sólida e conhecida. Contudo, antes de direcionar os recursos para a conquista dos fregueses e consolidação da marca, é importante definir o público alvo, ou seja, a segmentação. “É parte vital do processo estudar o comportamento dos potenciais clientes e o que elas esperam dos serviços oferecidos pelo estabelcimento. Feito isso, define-se a localização, a forma de comunicação e os canais utilizados pela empresa”, finaliza. 

E confira também:

BSG Academy: conheça os cursos disponíveis para o 2º semestre de 2011

Alinhados ao verão 2012, cabelos de Selvaggio Team aparecem lisíssimos na Passarela BSG World