A finalização de um penteado é tão importante quanto a excelência na sua execução. Nessa hora, entram em cena musses, sprays, pomadas, ceras e géis. Com as novas tecnologias da beleza, além da variedade de produtos, estão disponíveis diferentes tipos de textura. Mas quando usar a textura mate e a com brilho? Cristiano Melo, técnico da Mac Paul, concedeu uma entrevista exclusiva à Cabeleireiros.com sobre o tema.

Cabeleireiros.com: Quando você prefere usar produtos mate ou com brilho?

Cristiano Melo: Mate é uma tendência do final de 2012 que promete continuar em 2013, mas o brilho ainda se encaixa em muitas ocasiões. Ambos são ótimas opções, mas devem ser adaptados ao tipo de corte ou penteado. Brilho é uma boa opção para festas formais, como formaturas e casamentos. Já o mate fica muito bem para o dia a dia no trabalho, um coquetel ou um happy hour.

Cabeleireiros.com: Em quais situações o efeito mate não fica bom?

Cristiano Melo: Tudo depende da proposta, mas um casamento à noite ou uma festa de gala não requerem um cabelo mate. O brilho nessas ocasiões é fundamental. Por outro lado, se a intenção é ter uma maquiagem chamativa ou usar muito brilho na roupa e nos assessórios, um penteado mate pode ser a solução.

Cabeleireiros.com: E o efeito brilho? Quando não deve ser usado?

Cristiano Melo: Em casamentos no campo, festas diuras e reuniões menos formais. Opte pelo mate que a proposta vai ser bem mais elegante.

Cabeleireiros.com: É possível usar em um mesmo penteado produtos de efeito mate e brilho?

Cristiano Melo: Sim, mas depende do produto. Um shampoo seco e um gel com efeito molhado não podem ser misturados. Mas pomadas, fixadores e mousse podem ser usados para dar os dois efeitos. tudo depende da habilidade e do resultado que o profissional quer chegar.

Cabeleireiros.com: Qual efeito fica melhor para os homens?

Cristiano Melo: No cabelo masculino, o mate fica bem em qualquer ocasião e é o mais recomendado. Brilho para homem é possível, mas deve-se tomar muito cuidado com a ocasião, pois o look pode ficar muito anos 1980. O gel pode ajudar na hora do acabamento para manter o cabelo no lugar, mas somente quando se quer um acabamento com aspecto molhado. Nos demais casos, pomadas e ceras são mais indicadas para finalização.

Vitrine

Efeito brilho

Mate x Brilho: quando usar cada tipo de finalização?

Fluid Shine Ativador de Brilho, da TRUSS: ilumina e protege de forma natural. Contém silicones (Amínico, Ciclometicone e Dimeticone) que conferem brilho intenso, sedosidade e vitalidade, e Sericina, que prolonga efeito da escova já que bloqueia a umidade.

Gloss Spray, da Versale: silicone ultrafino para ativação do brilho. Ideal para a finalização dos penteados.

Cristal Spray de Brilho, da Korban: indicado para todos os tipos de cabelos, proporciona sedosidade, brilho intenso e maciez, deixando os fios soltos sem engordurar. Tem alto poder de fixação.

Serum Ultra Luminoso, da BEOX: concentrado de silicones e polímeros, indicado para cabelos com pontas secas, quebradiças ou duplas. Forma um delicado filme de proteção sobre a fibra capilar, alinhando as cutículas e reparando as pontas duplas.

Efeito mate

 

Mate x Brilho: quando usar cada tipo de finalização?

 

Pomada Flash Line, da Mac Paul: define mechas e penteados sem engordurar os cabelos. Não deixa resíduos e não resseca os fios, saindo facilmente na água. Indicada para cabelos curtos e médios.

Pomada Fix, da TRUSS: finaliza o penteado com fixação média e define o corte. Ideal para modelar cabelos curtos e pontas desfiadas.

Mais informações:

BEOX Professional: (11) 3476-1650
I Like Professional: (11) 3207-6798 | ilikeprofessional.com.br
KEUNE:(41) 3342-9780 | k[email protected]
Korban: (18) 3324-1799
Mac Paul: (19) 3847-4499
TRUSS: (17) 3808-9900
Versale: (21) 2445-0484 | www.versale.com.br