O estilista Yves Saint Laurent um dos mais consagrados do século XX, faleceu na noite deste domingo, em Paris, aos 71 anos, conforme nota divulgada pela Fundação Pierre-Bergé-Saint Laurent.

Yves Saint LaurentYves-Mathieu Saint Laurent, nascido em Oran, na Argélia, se tornou conhecido como o estilista que proporcionou uma nova liberdade às mulheres por meio de suas criações, foi ele quem transformou peças tradicionalmente masculinas em roupas femininas, como o Le Smoking, apresentado em 1966, em Paris.

Começou sua carreira aos 17 anos e logo se tornou colaborador de outro ícone da alta-costura, Christian Dior. Virou seu sucessor em 1957, com o falecimento de Dior. Em 1961 criou sua própria maison em sociedade com Pierre Bergé.

Atuou até janeiro 2002, quando se despediu das passarelas apresentando um desfile retrospectivo de seus 40 anos de criação. Período em que desenhou mais de 70 coleções de alta-costura, além disso, tem diversos produtos de sua marca espalhados por todo o mundo.

Recentemente, o estilista deixou o mundo da moda. Ele apresentou seu último desfile em janeiro de 2002 numa retrospectiva de suas criações - um show de elegância e o fim do glamour que a era YSL emprestava à alta-costura.

A causa da morte não foi divulgada, Pierre Berge, ex-sócio e amigo próximo de Saint Laurent, disse apenas que ele foi vítima de uma doença que o acometeu nos últimos tempos.