Look de Sue Pemberton - categoria Haircolor
Look de Sue Pemberton - categoria Haircolor

O North American Hairstyling Awards (Naha), que é um concurso de penteados realizado pela Associação Profissional de Beleza Norte Americana (Professional Beauty Association – PBA) já está recebendo inscrições para a edição 19. As fichas estão disponíveis para download no site www.probeauty.org/naha e pela primeira vez, os inscritos poderão preencher a ficha online. No endereço da internet, você também poderá conhecer quais são as categorias disponíveis para participação. As inscrições estão abertas até dia 1º de fevereiro de 2008.

A 18ª edição apresentou muita ousadia e estilo. Os participantes expressaram suas idéias, ampliando ainda mais suas reputações e construindo personagens diversos. Alguns profissionais se prepararam por meses para participar do Naha e o trabalho em equipe foi fundamental para o sucesso. Outros batalharam por patrocínios, essenciais para a execução do trabalho. Mesmo diante das dificuldades no decorrer dos meses que antecederam o prêmio de 2007, eles avaliam como um dos melhores momentos em suas vidas e prometem participar da 19ª edição.

A diretora artística da Tony & Guy, Verônica Bessey, ganhou na categoria Fashion Forward, Moda Futurista. Anfitriã, Bessey já participou três vezes do prêmio (05, 06 e 07) e faturou duas estatuetas por seu trabalho. Ano passado, ganhou em Editorial de Estilistas do Ano. Inspirada na Vogue Italiana e em coleções de Alexander McQueen, Bessey disse que conseguiu o dinheiro para a fotografia por meio de “contatos, patrocinadores, pedindo emprestado e trocando favores. Onde há um desejo existe uma maneira de realizá-lo. Veja todos os recursos que você tem ao seu redor e comece a envolver as pessoas para dentro do seu sonho. Você se surpreenderá quando as portas se abrirem para você”, comenta.

Ganhadora da categoria Haircolor, Sue Pemberton, diretora internacional de coloração da Joico, está nas nuvens. “Eu me sinto orgulhosa, pois este tem sido o meu objetivo de carreira e é uma realização pessoal”, disse. Pemberton, que foi finalista do Naha por três vezes, mas não tinha ganhado em nenhuma categoria até agora, afirmou que embora ela tenha aproveitado o sucesso como um palco artístico da Joico, para ela é muito importante sentir-se apreciada pelos seus colegas e por todos os envolvidos com o prêmio.
“Em minha primeira participação eu criei uma cor viva, mas não ganhei. Na segunda tentativa, fiz um visual mais comercial e também não ganhei. Desta vez eu decidi fazer o que eu amo, e que me inspira como profissional em coloração”, afirmou. Pemberton disse que ela procurou criar um visual tão forte e colorido como possível, e não se importou caso ficasse exagerado. “Fiquei muito contente pelo prêmio desta vez, pois estava feliz com que estava fazendo. Era exatamente o que eu buscava”.

Ficando com os louros por ter ganhado na nova categoria do Naha, Salon Design, George Nikollaj disse: “esta é uma das coisas mais fantásticas que me aconteceram desde que abrimos o salão.” A surpresa também ficou para a categoria Textura com Steve Elias, do Atelier Aveda. “Isso é fantástico. Eu não pensei que poderia ganhar, pois era a minha primeira participação. Fiquei muito surpreso,” confessou.

Anthony Cress, vencedor em Avant Garde, está mais que orgulhoso. “Alguém que tenha produzidLook vencedor da categoria Avant Garde. Vencedor foi Anthony Cresso uma fotografia sabe o tempo e a energia que toma preparar-se para um curto período de tempo com sua modelo frente à câmera, e quão crucial é conseguir uma fotografia perfeita de primeira,” disse. Embora a fotografia leve aproximadamente oito horas, Cress passou cerca de dois meses se preparando, comprando assessórios para cabelos e construindo os formatos. O que provou ser o maior desafio, foi encontrar a fórmula certa para criar extravagantes arranjos de cabelo. “A noite anterior à fotografia, eu estava trabalhando no salão com os arranjos e terminando os cabelos,” afirmou

A categoria Editorial Stylist do Ano ficou com Michael Albor. Após ter participado dois anos, se candidatando em varias categorias e tendo sido finalista, sem ter sucesso, ele aconselha: “Não desista! Eu tive muita sorte de ter participado de uma sessão artística por um longo período e isso me deu uma grande experiência em fotografia”. Ele acrescenta: “Não tem nada igual, pois são muitas horas de trabalho, mas vale à pena. Ganhar foi um sonho que tornou-se realidade”.

Confira quem ganhou em todas as categorias e prepare-se para o Naha 19!

Categoria Master Stylist
Charlie Price; Dusty Simington; Eric Fisher; Rocco Campanaro; Suzanne Martin
Vencedor: Dusty Simington
Fotografia: Babak

Categoria Hairstylist do ano
Allen Ruiz; Edwin Johnston; Lucie Doughty; Mirella Rota Sementilli; Suzanne Martin
Vencedor: Allen Ruiz
Fotografia: Tania Quintanilla

Categoria Salon Team
Pure; Van Michael Salons; The Cutting Room Hair Design; Carlton Hair; Salon Gregorie's
Vencedor: Pure
Fotografia: Ara Sassoonian

Categoria Editorial Stylist
Charlie Price; Matthew Morris; Michael Albor; Michael Shaun Corby; Pleurat (Lati) Domi
Vencedor: Michael Albor
Fotografia: David Raccuglia

Categoria Student Hairstylist
Jess Zehnder; Jessica Cook; Lawna Gorham; Mandy Wooten; Vanessa Cao.
Vencedor: Jess Zehnder
Fotografia: Babak

Categoria Make-up Artist
Giancarlo Intini; Jennifer Thorington; Kristin Coutu; Maria Nguyen; Miranda Fox; Vencedor: Maria Nguyen
Fotografia: Babak

Categoria Avant Garde
Anthony Cress/Kimmi Le; Daniel Holzberger; Darian Bishop; Genevieve Dubois; Maureen Anlauf
Vencedor: Anthony Cress/Kimmi Le
Fotografia: Babak

Categoria Contemporânea Clássica
Bennie Pollard; Damien Carney; Edwin Johnston; Jeffery Goldenstein; Veronica Bessey
Vencedor: Bennie Pollard
Fotografia: Edward Brown

Categoria Fashion Forward
Aaron Seskin; Charlie Price; Lucie Doughty; Pleurat (Lati) Domi; Veronica Bessey
Vencedor: Veronica Bessey
Fotografia: Arian Camilleri

Categoria Haircolor
Berry Bachen; Deborah Gavin; Rene Antonio; Sue Pemberton; Te. Nguyen;
Vencedor: Sue Pemberton
Fotografia: Photographer: Ben Cook

Categoria Texture Mirella Rota Sementilli; Nicholas French; Steve Elias; Zoe Cohen; Zoe Cohen and Toni Lynn
Vencedor: Steve Elias
Fotografia: : Babak

Tradução: Alejandra Gomes Duarte