O 7º Congresso Brasileiro de Manicures, realizado no dia 29 de março na Hair Brasil 2009, foi uma das atrações de maior sucesso da feira. A solenidade de abertura contou com a presença de Jeferson Santos, diretor geral do evento, que salientou a importância da qualificação e do papel que o Congresso tem para manter as profissionais da área sempre bem informadas.

Manicures de todo o Brasil conferiram a série de palestras que começou com o Dr. Octávio Moraes Junior falando sobre como identificar e tratar doenças das mãos e pés. Em seguida, foi a vez do fisioterapeuta Felipe Lacerda falar sobre as precauções que devem ser tomadas para evitar problemas de postura no trabalho. Intervalos de uma hora durante o expediente e bolsas de gelo no final do dia foram algumas das dicas dadas aos presentes para que não sofressem de males como inflamações e tendinites.

Em “Novos mercados de trabalho para manicures”, Carlos Oristânio falou sobre a importância da profissional conhecer detalhes da área em que trabalha e de representar a imagem de seu trabalho. “Vocês precisam cuidar das próprias unhas. É de grande representatividade que a cliente veja que quem cuidará dela também se cuida”, disse.

Na sequência, o jornalista Ebert Biasioli falou sobre as novas tendências em moda, cores e estilos. Para isso, avaliou desfiles nacionais e internacionais e também os chamados ‘modismos’ do país, que são de grande influência na criação de estilos. Assim, concluiu-se que para o outono-inverno os destaques são os tons suaves, como brancos e beges, misturados a outros iluminadores, como laranja e, principalmente, amarelo. Outro grande destaque é o cinza, que desde o gelo até o grafite, combina muito com a estação. Finalmente, como os motivos indianos estão em alta por aqui, apostar em unhas vermelhas e demais tons quentes é certeza de acerto.

Uma surpresa foi a notícia da volta das unhas ovais e médias, que vai deixar de lado a hegemonia do formato quadrado tão tradicional. Para complementar a palestra de Biasioli, Eugênia Oliveira mostrou o passo a passo de como fazer diversos tipos de unhas, entre elas Nova York, de porcelana, de gel e técnicas de desenhos.

Para finalizar a programação, Vanda Vegel apresentou os benefícios que o uso do micromotor pode trazer à rotina da profissional e da importância do cuidado com os instrumentos de trabalho.