O que é visagismo e como aplicá-lo no dia a dia?

Adequar o corte de cabelo ao formato do rosto e a personalidade. Esse é o objetivo principal do visagismo, termo proveniente do francês que quer dizer “para o rosto”.

De acordo com o hairstylist Alysson Randon, do Espaço Juliana Paes, a técnica leva em consideração a cor da pele, o tipo de cabelo, o formato do rosto e, até o estilo de vida. “A intenção é ressaltar o belo relacionado à praticidade. É saber identificar e harmonizar o que cai bem na pessoa considerando vários aspectos visuais e da personalidade”, explica.

Por isso, é tão arriscado seguir a moda que faz a cabeça das celebridades. O que fica bom em determinada pessoa, pode não combinar em nada com o formato do seu rosto e nem com as suas outras características.

“Adequar o que nos cai melhor é uma arte. Nos salões, o ideal é confiar no profissional e trocar ideias para chegar a um consenso”, ressalta a profissional.

Durante a consultoria, é analisado o tipo físico da cliente, seu formato de rosto, cores (pele, cabelo, olhos...), formatos (rosto, olhos, boca, testa, corpo...), e principalmente, é levado em consideração o que a cliente pretende, seu estilo de vida, etc. “O visagismo é uma relação de confiança entre o profissional e a cliente. O profissional tem seu trabalho valorizado. Já a cliente ganha autoestima, com um look atual e moderno.