Dicas para cuidar do cabelo no verão

O alto-verão chegou, e apesar das festas de Ano-Novo já terem passado, a vontade de passar o fim de semana na praia ou na piscina ainda é comum. Apesar de prazeirosa, essa época do ano é a que os cabelos ficam mais danificados, devido à grande exposição aos raios solares, à água do mar e ao cloro das piscinas.

Para entender melhor o que as mulheres pensam e esperam do verão, a Unilever, em parceria com o Ibope, desenvolveu a pesquisa “Brasileiras e os Cabelos”. Confira os resultados e veja se você está alinhado com o que a sua clientela quer:

  • Sol e calor são destacados como grandes vilões aos cabelos por 69% das mulheres. Sua radiação provoca danos na estrutura interna da fibra capilar, como a perda das proteínas, as mudanças de cor, o ressecamento provocado pela falta de resistência e, consequentemente, a quebra dos fios. “Pode ocorrer ainda, a perda de brilho e maciez. Como as queratinas são formadas por tecidos mortos, ao serem deterioradas não conseguem fazer a regeneração capilar, o que provoca efeitos acumulativos. Por isso, o uso de produtos que contém filtro UV é essencial para proteger e minimizar o aparecimento de pontas duplas”, explica Sueli Cagliari, gerente de desenvolvimento de produtos da Unilever.
     
  • 32% das brasileiras apontam o banho de água salgada e o mergulho na piscina com cloro como outros vilões da temporada de verão, pois proporcionam ressecamento dos fios. Por isso, a necessidade de usar produtos hidratantes que recuperem a saúde dos cabelos e que penetrem na fibra capilar reparando os danos mais internos.
     
  • 47% das mulheres com cabelos coloridos reconhecem que a coloração agrava o ressecamento. Outro agravante comum nesta época do ano é a proliferação de fungos e bactérias no couro cabeludo. Esta condição é favorecida pelo calor, umidade e suor excessivo, além de chapéus e bonés que abafam o couro cabeludo.

Para curtir a temporada com os cabelos saudáveis é importante seguir os passos abaixo:

1. Mantenha o cabelo e o couro cabeludo sempre limpos. No verão, o suor e o calor podem aumentar a oleosidade e, consequentemente, a caspa;

2. Enxágue bem os cabelos após sair do mar e, principalmente após sair da piscina, evitando que o cloro reaja com os fios os deixando esverdeados;

3. Proteja os cabelos da radiação solar usando produtos com filtro UV (spray ou creme para pentear);

4. Evite prender os cabelos úmidos, pois pode acarretar na quebra dos fios;

5. Para evitar a quebra também é importante que o pentear do cabelo seja feito com um pente de dentes largos;

6. Faça hidratação regularmente, inclusive em casa, no mínimo 1 vez na semana;

7. Escolha produtos que hidratem e que reparem os danos internos da fibra capilar.