Flor do DesertoO que você pensa quando ouve falar de um filme baseado na vida de uma top model internacional? 90 minutos de puro casting, correria entre um teste e outro e muitos, muitos sonhos com o glamour que envolve desfilar para marcas conhecidas. Bem, guarde todos esses pensamentos consigo e vá com a mente aberta para assistir Flor do Deserto, baseado na vida da top model somaliana Waris Dirie.

No filme, dirigido pela diretora Sherry Hormann, a atriz Liya Kebede, que nasceu na Etiópia, deixa as emoções à flor da pele para interpretar a vida de Waris. Durante as duras horas de exibição, o que se pode esperar são cenas densas, nas quais uma jovem menina que nasceu em uma família de criadores de gado nômades é circuncisada aos cinco anos e foge de casa aos 13 para se livrar de um casamento arranjado. Para isso, anda durante dias pelo deserto africano até chegar a Mogadishu, capital da Somália.

De faxineira a ícone fashion

Com a ajuda de parentes, chega a Londres e enfrenta outras dificuldades: sem falar o idioma inglês, mendiga por comida até que consegue um trabalho como empregada doméstica em uma lanchonete fast-food. Nesse ponto da trama, uma reviravolta: enquanto Waris varre o chão, o renomado fotógrafo de moda Terence Donovan fica encantado com o seu perfil e a convida para posar em um editorial. Depois de muito relutar, ela aceita e passa a estampar o concorridíssimo calendário da Pirelli.

A partir de então, Waris procura em legalizar sua situação no pais para viajar a trabalho, mas não deixa de pensar nos fantasmas do passado. E é por causa deles que ela assume como objetivo de vida algo que considera mais importante que simplesmente “andar no salto”. Passa a ser embaixadora da ONU para lutar contra a circuncisão feminina na África, tradição ainda hoje em alguns países africanos. Um filme forte, uma linda história de vida. Que vale a pena conferir.

Saiba onde Flor do Deserto está passando na sua cidade