Pontas ressecadas: como evitar que elas apareçam?Os danos externos provocados por tratamentos químicos, secador, prancha, modelador de cachos e Sol destroem as proteínas dos cabelos, causando algo que preocupa, e muito, as mulheres: a abertura das escamas da cutícula, que deixa a estrutura interna do cabelo exposta, provocando o ressecamento dos cabelos.

Luciano Mastria, hairstylist do Salão G Beaute, de Santa Catarina, explica que esse processo afeta, principalmente as pontas, onde fica o acúmulo de produtos químicos, coloração, descoloração, entre outros.

“A questão das pontas secas é delicada porque cabelos ressecados se tornam frágeis e suscetíveis e, por isso, ficam quebradiços. E no caso das extremidades dos fios, essa fragilidade é ainda maior, por ser a parte mais distante do couro cabeludo, que é a fonte de nutrição”, explica o profissional.

Pontas hidratadas

Assim como a raiz oleosa precisa de adstringência, as pontas necessitam de hidratação. “Nas pontas quebradiças, aquelas que se rompem quando fazemos o teste de esticar o fio, é aconselhável aplicar uma máscara com efeito de nutrição e força. Caso elas estejam apenas secas, isto é, porosas,  sem tendência à quebra, o ideal é uma máscara hidratante", recomenda o hairstylist.

Na hora de secar, as pontas necessitam de um cuidado especial. Utilizar produtos com proteção térmica evita que os fios não queimem na hora de escovar. “Aplique o protetor térmico do comprimento até as pontas após retirar toda a umidade com a toalha é fundamental. Na hora de secar, mantenha sempre o secador em movimento, secando desde a raiz até as pontas suavemente para não haver o acúmulo de calor em uma região apenas, principalmente nas pontas”, diz Mastra.

Outra dica essencial e que ajuda a manter as pontas saudáveis é esperar cerca de 30 dias entre uma aplicação e outra. “Isso se aplica principalmente para as tinturas permanentes ou as descolorações, que podem causar mais danos. E algo que nunca deve ser esquecido é o óleo reparador de pontas, que manterá a cutícula sempre fechada e hidratada”, finaliza.

E por fim, as máscaras de hidratação, que devem ser aplicadas quinzenalmente a fim de nutrir as pontas, repondo as proteínas perdidas e os lipídios, protegendo e hidratando os cabelos.