No primeiro dia do Congresso Intercoiffure 2008, no Rio de Janeiro, os congressistas puderam prestigiar a primeira de três grandes noites temáticas. Com o objetivo de promover momentos inesquecíveis de confraternização e destacar a diversidade e costumes da cultura brasileira, a jornalista, produtora de moda e pesquisadora da Arte Indígena Brasileira, Cristina Franco, assinou a curadoria dessas noites. “Nosso trabalho está focado em todas as manifestações culturais de artistas brasileiros, africanos e europeus que retrataram épocas importantes do País”, disse.

A primeira noite, em 18 de maio, foi intitulada “Encontro das Águas”. A imagem do encontro dos rios Solimões e Negro foi integrada às praias cariocas e à calçada de Copacabana, que expressa o movimento do mar em preto e branco. A noite começou com um balé indígena e foi embalada por cenários que fizeram uma verdadeira imersão nesse universo.

No local, foi montada uma oca, onde um índio fazia pinturas típicas nos visitantes, e um local especial para descansar, com redes de fibras feitas pela tribo Ticula. O cenário retratou a Piracema e o Boi de Parintins com integrantes do grande festival que acontece anualmente em julho. “Há mais de um ano estamos preparando esta grande noite que tem a cenografia assinada por Clécio Régis, arte e design de Simone Mello e suporte da Amazonas Tur”, disse Cristina.

A segunda noite, a Africana, e a Noite de Gala, com influencia européia, também prometem grandes surpresas.