Principais erros ao cuidar dos fios

Quais são os principais erros ao cuidar dos cabelos? Entrevistamos o  hairstylist Vitor Belettati, da Academia Ondina, de São Paulo, que lista o principais vilões e heróis na hora de cuidar dos fios.

Hábitos nocivos aos cabelos

Excesso do uso de shampooo antirresiduos. Segundo Vitor, o uso constante do produto ocasiona desbotamento da cor, fragilidade (devido a redução da taxa lipídica) e abertura excessiva das escamas do fio. Outro erro é deixar resíduos de condicionador nos cabelos para hidratar. Isso causa um efeito rebote nos fios. O profissional também alerta para a falta de uso de produtos termo protetores para escovar e pranchar.

Hábitos saudáveis

O uso do shampoo e condicionador corretos para o seu tipo  exato de cabelo, hidratações semanais feitas em casa, e tratamentos profundos mensais realizados no salão de beleza são atitudes recomendáveis. Além disso, é indicado cortar as pontas a cada 3 meses e investir em produtos cm proteção térmica e solar.

Produtos prejudiciais aos fios

“O maior vilão dos cabelos últimos tempos é o formol, que deve ser evitado a todo  custo”, diz Vitor. O hairstylist informa que o ativo, além de cristalizar o cabelo e retirar sua capacidade reativa, é cancerígeno.

Procedimentos prejudiciais

Segundo Vitor, a descoloração e os alisamentos devem ser feitos com cautela, pois são procedimentos que tem alto índice de teor de ativos, como amônia. Hidróxidos e formol, causando grandes desestruturações que ocasionam quebra e volume excessivo.

Técnicas ajudam a manter os fios saudáveis

“Reconstruções a frio e ou com led e luzes especiais potencializam o tratamento dos cabelos. O botox capilar, os tratamentos com caviar e os óleos ultra especiais também são são as principais armas para curar os danos nos cabelos”, comenta o especialista, que ressalta que apesar de indicadas, essas técnicas não substituem as hidratações feitas em casa usando a máscara indicada pelo cabeleireiro.

Tipos de cabelos são mais suscetíveis a danos

Para Vitor, os cabelos crespos estão mais suscetíveis a danos pois possuem uma estrutura irregular e com menos queratina. “Os fios  finos também possuem menos queratina e devem receber mais atenção na hora de receber uma química”, comenta o expert.