Congresso Artístico e Técnico de Cabeleireiros A primeira edição do Congresso Artístico e Técnico de Cabeleireiros do Brasil, que aconteceu de 1º a 3 de junho, em Poços de Caldas (MG), procurou divulgar conhecimentos técnicos e tendências e moda, deixando de lado lançamentos de produtos e marcas. “O Congresso foi concebido por um grupo de cabeleireiros que percebeu a necessidade de realizar um evento para os próprios hairstylists, pois conhecem as necessidades, as dificuldades e o cotidiano do profissional do salão”, disse Aldo Catelli, responsável pelo departamento de marketing do evento.

Apesar de estar na primeira edição, o evento contou com importantes nomes internacionais. Elia Bortolotto apresentou novas tendências de cortes italianos; Mario Piccininno destacou cortes, penteados e cores; Rino Farano mostrou as tendências primavera-verão 2009 adaptadas à brasileira; e Roberto e Gabriel Vernucci mostraram tendências de moda sul-americana e penteados para noites de gala.

Com relação às apresentações dos profissionais do Brasil, Nanci Cardoso mostrou tendências de mechas européias com divisões geométricas; Evandro Victor aplicou a geometria como técnica; Paulo Persil demonstrou penteados; Edson T. Beauty revelou a beleza dos cabelos afro, cacheados e crespos; Ernane Victor apresentou o estilo urbano e underground; e Robertinho Marques apresentou técnicas e estilos de cortes e penteados com base no visagismo.

A Empresa italiana Giambertone Roma, líder mundial em extensões de cabelo, apresentou seus produtos e técnicas em um curso que despertou grande interesse no público.

No segundo dia do evento, foi realizado o "1º Campeonato Artístico e Técnico de Cabeleireiros do Brasil". O primeiro colocado ganhou uma viagem de uma semana na Itália e curso na academia de Elia Bortolotto; o segundo recebeu uma passagem e um curso em Buenos Aires, Argentina, na academia dos irmãos Vernucci; e o terceiro ganhou um kit profissional com produtos da Ga.Ma Italy, Itallian Collor e E-Cosmetics Salon. À noite, a cantora italiana Mafalda Minnozzi apresentou o show "Contro vento", de seu último CD.

A próxima edição do Congresso será em fevereiro de 2009. Está confirmada a mesma equipe de profissionais.