Quais os nutrientes necessários para cada tipo de cabelo?

Usar o produto ideal para a necessidade atual dos cabelos é um grande passo para manter as madeixas saudáveis e brilhantes. Mas, nessa hora, muitas dúvidas podem surgir. Afinal, todos os dias são lançados no mercado diversos produtos que prometem efeitos milagrosos para os fios. Conversamos com a hairstylist Ana Carvalho para saber quais são as melhores indicações para cada situação. Confira:

  • Restauradores: indicados para cabelos com químicas. Ajudam a restaurar a estrutura dos cabelos, dando mais vitalidade aos fios, da raiz ás pontas.
  • Hidratantes: ideiais para cabelos danificados. Ajudam a condicionar os fios, eliminando o ressecamento e deixando-os macios, brilhantes e sedosos.
  • Balanceadores: perfeitos para remover a oleosidade excessiva e devolver o equilibrio natural dos cabelos. Dão mais volume, força e maciez aos fios.
  • Nutritivos: indicados para cabelos rebeldes. Equilibram e limpam os fios, proporcionando brilho e maciez. Dão aparência mais saudável aos cabelos.
  • Xampus: limpam o couro cabeludo e os fios de cabelo, eliminando as impureza e gorduras.
  • Condicionadores: protegem do ressecamento e evitam que os cabelos fiquem quebradiços e frágeis, colaborando na remoção de resíduos de outros produtos.
  • Gel fixador: ajuda a manter os cabelos arrumados com elegância e naturalidade.
  • Leave-in: ajuda a controlar o volume e o frizz dos cabelos no dia a dia, além de proteger dos raios ultra violeta.

O pH dos produtos também é muito importante. “Quando os cabelos são processados quimicamente deve-se observar qual a referencia trazida no produto”, diz Ana Lídia. Segundo a expert, pH mais altos são para cabelos com progressivas;  pH mais baixos, são para cabelos com químicas de alisamento, coloração, descoloração e ondulação; e pH neutros (entre 4,5 e 5,5) são para cabelos naturais ou para lavagens frequentes.

Além disso, é fundamental manter uma rotina de sono regular, alimentação equilibrada, baixo nível de estresse e exercícios físicos regulares. Essas atitudes.