Queda de cabelo: tire suas dúvidas

Todo profissional já se deparou com uma cliente desesperada porque seus cabelos não param de cair. Nessas horas, em vez de indicar receitas caseiras ou dar uma consultoria de algo que não é o seu expertise, a sugestão é indicar a ida a um tricologista. Esse profissional é responsável por analisar a estrutura e as doeças do cabelo, e pode tratar do problema e das suas causas.

Mas nada impede que você conheça superficialmente o assunto para dar algumas indicações. Saiba mais sobre queda capilar com um expert da área. Para isso, entrevistamos o Prof.Dr.Valcinir Bedin, médico dermatologista, tricologista e nutrólogo, presidente da Sociedade Brasileira do Cabelo.

Cabeleireiros.com: O que causa a queda de cabelo?
Valcinir Bedin:
A calvície, também conhecida como “alopecia androgenética”, é uma alteração que ocorre devido à ação de hormônios chamados de andrógenos (masculinos) e de uma predisposição genética que faz com que eles sejam mais atuantes sobre alguns fios de cabelo, promovendo o que se chama de miniaturização dos fios. Isto é, eles não caem, mas desaparecem.

Além destes fatores, devemos lembrar que os cabelos são estruturas proteicas, isto é, feitos de aminoácidos, vitaminas e sais minerais. Toda vez que algum destes nutrientes está faltando no corpo de uma pessoa, ela pode ter um problemas com os cabelos. Eles podem cair, podem não nascer ou ficar frágeis

Cabeleireiros.com: Quais hábitos podem evitar o problema?
Valcinir Bedin:
Quando o problema for detectado, deve-se imediatamente procurar um tricologista (dermatologista que trata de cabelos). A primeira medida é descobrir a verdadeira causa do problema para também poder isolar as alterações físicas e ficar com o diagnóstico de calvície. Neste caso, temos que utilizar um arsenal, infelizmente restrito de drogas para retardar ou reverter os efeitos da informação genética. 

Em ambos os casos deve-se evitar o uso de químicas no cabelo (principalmente mais que uma no mesmo dia), o uso de presilhas e elásticos apertados, alimentação pobre em proteínas e ferro, chapinha e/ou secador diariamente. Ao lavar os cabelos a temperatura da água deve ser em torno de 22graus e não ficar com os cabelos embaixo dela por mais de três minutos. Procurar fazer uso de xampu adequado para cada tipo de cabelo.

Cabeleireiros.com: Quais produtos ajudam a fortalecer os fios?
Valcinir Bedin:
Ao contrário do que muitas pessoas pensam, a vitamina A não entra na composição dos cabelos. As vitaminas mais importantes para os cabelos são aquelas do grupo do complexo B. Portanto alimentos que contenham estas vitaminas são sempre bem vindos, como o leite e seus derivados e a maioria dos vegetais. Com relação aos nutrientes derivados dos sais minerais, temos:

  • Ferro: encontrado nas carnes vermelhas, feijão e alguns vegetais verdes (os mais escuros como o brócolis e a couve).
  • Zinco: concentrado nos frutos do mar, como ostras e mariscos.
  • Cobre: encontrado também nos frutos do mar e no chocolate amargo.

Cabeleireiros.com: Quais produtos devem ser evitados?
Valcinir Bedin:
Medicamentos psicotrópicos e alguns para depressão podem causar queda de cabelos, portanto devem ser utilizados apenas com acompanhamento médico. Outros medicamentos também podem piorar o quadro de queda de cabelos e devem sempre ser orientados pelo médico.  Aplicações químicas em excesso podem alterar a haste dos fios, mas não levam à calvície. Usar bonés e chapéus também não desencadeia a calvície.