Em abril de 2009, a redação da BSG recebeu por e-mail um passo a passo de coque em caracol lindo e pensamos: isso agradaria em cheio os nossos leitores. Não deu outra! Mas não pense que o material veio de alguma grande rede internacional ou de um nome super conhecido da coiffure brasileira. A autora da obra era uma cabeleireira de Piracicaba, uma cidade do interior de São Paulo, chamada Andrea Forti.

Andrea Forti e a modelo Daniela Stenico


De lá pra cá, Andrea esteve conosco mais algumas vezes, colaborando com o Portal Cabeleireiros.com, com as revistas Cabeleireiros.com e BSG Magazine. Dona de um talento inegável, a cabeleireira, que quando criança brincava de cortar os cabelos e, aos 13 anos, já ganhava uns trocados fazendo escova nas vizinhas de bairro, se diz totalmente apaixonada pela profissão e afirma que seu amor pelo ofício aumenta quando, nas aulas que dá em cursos, algum aluno conta sobre suas conquistas.

2009: um ano cheio de vitórias

Penteado de Andrea FortiQuando o assunto são suas vitórias pessoais, Andrea enumera três delas como as principais. “A primeira foi quando realizei o sonho de ser técnica capilar, pois sempre quis aumentar meu conhecimento, e por meio do treinamento da indústria, minha visão se abriu muito. A seguinte foi conseguir fazer um editorial de cabelos em uma revista deste segmento, o que se tornou possível na Cabeleireiros, que acreditou no meu trabalho. Por fim, queria mostrar meu trabalho em rede nacional, sonho que se realizou no mês de novembro passado, quando estive no programa Hoje em Dia, da Rede Record”, conta.

Ídolos

Penteado de Andrea FortiInspiração não falta na hora de compor seus trabalhos. Celso Kamura, Wanderley Nunes e Walter Coiffeur são alguns dos ídolos da cabeleireira. “Alguns dos meus maiores fascínios são os penteados do Marco Antonio de Biaggi, que resgatam a feminilidade e são deslumbrantes, as noivas do meu mestre Luis Garcia e todo o trabalho da Marina Honda, que além de extremamente talentosa, se destaca em um mercado onde os homens ainda são maioria”, revela.


No dia a dia da profissão, a carioca, que deixou o Rio de Janeiro em 1994, afirma ficar com brilho nos olhos quando faz um penteado. “Neles eu posso mostrar todo o meu potencial de criação. Me sinto como uma artista em seu atelier particular!”. Segundo Andrea, as luzes californianas ainda são o maior sucesso no salão onde trabalha. “No entanto eu sempre procuro variar a técnica, tendo como base a personalidade da cliente”, explica, demonstrando estar por dentro das técnicas de visagismo.

Aperfeiçoamento para o futuro

Mas Andrea sabe que o mercado é competitivo e que a atualização das informações é mais do que necessário para o sucesso na carreira. “Acredito que cada um tem um talento especial, mas não dá pra esquecer que somos observados o tempo todo, portanto dedicação é um fator muito necessário”. E complementa: “Na receita do sucesso, são necessárias grandes doses de amor”. Para o futuro, ela pensa em fazer cursos de aperfeiçoamento fora do país, conta Andrea, que aponta como outro marco em sua profissão a conclusão no curso da academia Toni & Guy. Nessa busca constante por conhecimentos, Andrea utiliza constantemente a internet e revistas especializadas. “A revista Cabeleireiros.com, por exemplo, é muito rica em informações técnicas para os profissionais. Não perco uma edição!”.


Penteado de Andrea FortiAos colegas de profissão, Andrea aconselha esse mesmo constante aprimoramento. “Acreditar em si e nunca desistir de um sonho são fatores primordiais. Também vale a pena montar um belo portfólio, com fotos de todos os trabalhos realizados. Comece enviando os seus trabalhos para jornais de sua cidade, eles são de grande valia em futuras divulgações em meios mais famosos. E não fiquem com receio de chegar em grandes veículos. O máximo que pode acontecer é ouvirem um não”. Andrea soube esperar, e atualmente colhe os louros dos seus primeiros “sim”. Ela merece!

Quer saber mais sobre o trabalho de Andrea Forti? Visite o site dela!

E confira também:

Transformação de visual em quatro passos

Penteado de gala