bebe filtro solar
O filtro solar auxilia ou pode prejudicar a saúde do recém-nascido? A pele de bebê é sempre referência de sensibilidade e delicadeza, porém, ela é muito mais forte do que imaginamos.
“A pele do recém-nascido dispõe de uma capacidade antibacteriana capaz de protegê-la das infecções. Um estudo sueco mostrou que são substâncias com propriedades antibióticas que se formam ainda no útero da mãe”, explica o médico dermatologista Fernando Passos de Freitas.

Aassim é necessário ter cuidado. A pele não possui proteções contra os raios solares, por exemplo.
“O indicado é usar filtro solar à partir do sexto mês de vida. Enquanto esse momento não chega, a orientação é utilizar filtros físicos como guarda-sóis e protetores de carrinho”, explica o médico. O cosmético usado deve ser mais espesso e que conter a menor composição química possível. No mercado há produtos específicos para bebês e esses devem ser priorizados na hora da compra.

Apesar dos cuidados na hora de expor a criança ao sol, é válido ressaltar que os raios solares fazem bem à criança. Eles ativam alguns nutrientes e vitaminas do corpo ainda em formação. Mas, é claro, é necessário o máximo de cuidado na hora da exposição. “O ideal é que o banho de sol ocorra nas primeiras horas do dia, quando o calor ainda está leve e os raios não estão fortes”, orienta Freitas que reforça que o uso de muita roupa deve ser evitado em dias muito quentes também.

Mais informações: www.drfernandofreitas.com.br

Confira também

Pele suja de praia? Como se livrar de manchas, cravos e espinhas