Para dar nova vida aos cabelos ressecados, com pontas duplas e sem brilho, principalmente no período pós inverno, o tratamento de selagem de cutícula é um dos mais indicados pelo cabeleireiro Marco Mauad, da Maison Payot, para devolver a vitalidade e a saúde dos fios.

Na selagem de cutícula (que é diferente da cauterização porque não necessita de tratamento térmico com chapa) lava-se inicialmente os cabelos com xampu antirresíduos, que por ter o pH alcalino promove uma limpeza profunda , removendo resíduos de coloração e outras químicas. Logo depois, aplica-se a selagem, preparada com queratina hidrolizada e óleos essenciais, para reestruturar as cutículas danificadas. Durante a aplicação, o profissional penteia os fios para obter melhor absorção do produto, e em seguida enxágua. O acabamento é feito com escova normal, resultando em um cabelo mais macio, com brilho, hidratado e pontas restauradas.

Marco Mauad explica que o tratamento de selagem de cutículas tem efeito antifrizz e ainda proporciona suave redução de volume. “Um bom corte também é imprescindível, para valorizar o visual”, arremata o hairstylist.

A sessão do tratamento de selagem de cutícula dura em média uma hora e o procedimento deve ser refeito a cada dois meses.