EspaçoBe_tesourasUma bancada que parece uma sala de comando, meio ficção científica, ou ao estilo do desenho Os Jetsons. Nela, laptop e outros aparelhos que se assemelham a walkie-talkies, binóculos, além de estojos do tipo 007 - tudo isso em pleno salão de beleza. Tal cenário compõe o sistema Splissaway (que numa tradução literal significa pontas fora) e fica sob o comando do cabeleireiro Rudy Pont's, do EspaçoBe. Segundo ele, tecnicamente, o sistema é considerado uma cauterização da fibra capilar, e serve para prevenir e eliminar as pontas duplas, fortalecendo os fios.

O computador serve para, em conjunto com dermocâmeras, que aumentam a imagem de 150 a 450 vezes, visualizar o couro cabeludo e propiciar um diagnóstico sobre a saúde capilar - desde o bulbo ao longo de todo o fio. "Isso possibilita detecção de questões clínicas como dermatites, seborreia, entre outras, e até mesmo sobre os fios duplos e quebradiços, apontando tratamentos cosméticos mais adequados", explica Rudy. O cabeleireiro avisa, porém, que caso identifique casos médicos, indica aos clientes que procurem um especialista.

Lâminas que promovem saúde e beleza
Após o diagnóstico, o profissional irá dividir o cabelo em pequenas mechas. Enquanto isso, entra em ação o sistema de aquecimento das tesouras, aquele que, no início parecia um binóculo, na verdade é um forno que chega a 220°C. As mechas são torcidas, ao passo que o profissional utilizará as tesouras quentes alternadamente, para que não percam o calor, cortando os fios que ‘escapam' e, por fim, cauterizando os fios.

Rudnei ressalta que o corte não dá e nem altera o modelo do cabelo e é apenas o primeiro passo do tratamento, que será acompanhado de uma hidratação personalizada, conforme o diagnóstico. Por exemplo, se o/a cliente possui raiz oleosa e fios secos, será indicado um tipo de xampu e condicionador, e isso conforme cada tipo de cabelo. "O Splissaway, aliado à hidratação adequada, possibilita mais de 300 possibilidades de tratamento estético", diz Rudy.

O sistema pode ser aplicado em qualquer tipo de cabelos, inclusive quimicamente tratados por tintura, métodos de alisamento ou outros.

Serviço
EspaçoBe
Rua Augusto Tolle, 696 - Santana
Telefone (11) 2959-6668
www.espacobe.com.br
Horário: terça a sábado, das 8h às 19h