As sobrancelhas fazem parte da preocupação estética de grande parte das mulheres. Seja porque são grossas, finas ou por serem curtas demais, é cada vez maior o número de pessoas que querem melhorar o aspecto e o formato delas.

Transplante de sobrancelhas

Uma resposta está no transplante de sobrancelhas, uma técnica aplicada pela médica dermatologista Christine Graf Guimarães. Ela explica que os fios são implantados um a um, desenhando o formato que o paciente deseja. “Antes da cirurgia, nós conversamos com a paciente para fazer um desenho que ela goste. Durante a cirurgia, é aplicada anestesia local nas sobrancelhas e realizados os orifícios, seguindo exatamente a direção e angulação de implantação dos pelos como uma sobrancelha original.
Já implantamos os cabelos com 0,5 a 1 cm, o que nos dá uma ideia de resultado na hora”, conta.

Christine ainda destaca que o pós-operatório é tranquilo e permite o retorno imediato às atividades normais. “A recuperação é rápida e indolor. O paciente sente, no máximo, um desconforto leve na área doadora. Há um inchaço na área das pálpebras por alguns dias após a cirurgia, que logo ameniza“, afirma a médica.

Portal Cabeleireiros.com: O transplante de sobrancelhas é indicado em quais casos?
Christine Graf Guimarães: Em todos os casos de falhas nas sobrancelhas, seja pela retirada excessiva dos pelos, cicatrizes ou doenças que tenham causado a perda dos pelos de forma definitiva. Também pode ser realizada para obter um desenho melhor, mais harmônico com o rosto ou que agrade mais a pessoa.

Portal: É necessário algum cuidado antes e depois do transplante? Quais são eles?
Christine: Não é necessário qualquer preparo para a cirurgia nas sobrancelhas. Somente os exames de sangue de rotina pré-operatória e eletrocardiograma por causa da sedação. Os cuidados após o transplante são bastante simples. Nos primeiros 15 dias deve-se lavar a região com delicadeza, e após este período, deve-se usar uma solução tópica até o crescimento dos pelos implantados. Quando transplantamos, a pessoa já sai com as sobrancelhas prontas, mas após alguns dias os pelos caem e somente após uns três meses voltam a nascer.

Portal: Qualquer pessoa pode fazer o procedimento? Há alguma contra-indicação? 
Christine: São restritos apenas os casos de falhas nas sobrancelhas por doença auto-imune, durante gestação, presença de infecção ativa  no local e no caso de alopecias sem área doadora (universal).

Portal: Qual público-alvo é o maior interessado no transplante de sobrancelhas?
Christine: A maior parte das cirurgias de transplante de sobrancelhas é feita em mulheres que retiraram excessivamente os pelos ou fizeram maquiagem definitiva e não gostaram do resultado. A correção de cicatrizes é outro motivo frequente para a procura.

Portal: Como é feito o transplante?
Christine: Aos fios são retirados da região posterior da cabeça  e divididos sob microscópios em unidades foliculares. Em seguida eles são transferidos para a área da sobrancelha e são realizadas as as incisões com micro laminas de 0,6 mm. Nesta etapa procura-se a angulação dos fios semelhante a que ocorre na sobrancelha natural.

Portal: A partir de que idade o transplante pode ser realizado?
Christine: Em casos puramente estéticos, após a adolescência. Já pacientes com cicatrizes e eventos traumáticos podem ter as sobrancelhas reconstruídas mesmo na infância, sobretudo se isso estiver acarretando distúrbios psicológicos na criança.

Portal: Quais as vantagens do transplante de sobrancelhas em relação a outras técnicas, como, por exemplo, sobrancelha de henna ou maquiagem definitiva?
Christine: Não há como comparar estas técnicas, pois o transplante oferece uma recomposição tridimensional à sobrancelha. Portanto, trata-se de um procedimento que oferece naturalidade e uma volta à normalidade anatômica da região.

Portal: É necessário algum tipo de manutenção neste transplante?
Christine: Sim, os fios transplantados são fios de cabelo normais, portanto não param de crescer, assim devem ser aparados a cada 15 dias para manter um bom formato. Também indicamos uma designer de sobrancelhas para que a paciente aprenda como manter o desenho e aparar os cabelos.

E confira também:

BSG lança novos produtos e recebe convidados ilustres em seu estande na Hair Brasil 2011

Carlos Oristânio dá dicas de como administrar o salão de beleza