Alongar, separar, dar mais volume, definir, curvar... assim como fazem com os cabelos, as mulheres também são loucas para mexer na estrutura natural de seus cílios. Com a tecnologia aliada ao mercado cosmetológico, elas saem ganhando. Prova é a quantidade nunca antes vista de máscaras para cílios criadas para promover os diferentes efeitos. Outra maneira clássica e instantânea de obter pestanas dignas de inveja é utilizar os popularíssimos cílios postiços.

cílios

Tira-teima

Cílios postiços podem ser encontrados em duas versões: os de pelos naturais e os sintéticos. Os últimos ainda são os mais utilizados e estão disponíveis inteiriços em pares ou em tufos, para diferentes efeitos. Segundo a maquiadora Neuza Bernardo, do Centro de Estética e Formação Profissional Payot, os cílios podem ser usados mais de uma vez, desde que higienizados corretamente, para retirar o resto de cola e evitar a proliferação de microorganismos.

Cuidado com a cola

A escolha da cola é um momento onde toda a atenção é necessária, pois ela terá contato direto com a pele dos olhos e com os cílios naturais. Rogério Melo, membro da equipe de produtos Belliz, fabricante dos cílios Vertix, explica que no Brasil existem colas de longa duração, com duração de 24 horas a até uma semana, nas cores preta ou transparente. 

Bem guardado

Para retirar os cílios não tem mistério. “Umedeça um algodão com água morna, passe nos fios e retire-os cuidadosamente, para não arrancar os cílios naturais, nem danificar os postiços”, ensina Neuza. Rogério complementa: "Caso a cola não saia com facilidade, repasse o algodão com água ou demaquilante".

Fio a fio

Para aquelas que não abrem mão dos cílios longos por nada, há a opção da técnica de alongamento fio a fio. A esteticista Lorena Tahinira, do Shopping da Beleza, explica: "o método consiste no implante de cada fio, alongando os cílios em até duas ou três vezes o seu tamanho. “De material sintético, os cílios recebem uma manutenção depois de 15 dias, pois os maiores vão caindo naturalmente”. A técnica só não é permitida para menores de 16 anos, gestantes ou pessoas com Blefalite (inflamação não-contagiosa das pálpebras).

E confira também:

Para o Natal, um coque feito com acessório para modelar os fios