Como lavar corretamente o cabelo

Lavar as madeixas não é uma coisa tão simples e prática quanto parece. O cabelo lavado de forma errada, além de deixa-lo sujo, dá um aspecto desagradável e oleoso. Por isso, cuidar bem das madeixas é essencial para aumentar a autoestima de qualquer mulher.

A hairstylist, Mona Diorio, da Casa Mauro Freire, dá algumas dicas simples e que fazem toda a diferença no resultado final.

1- Não usar água muito quente ou muito fria

O mais recomendado é lavar o cabelo com água morna. Quando a água está muito quente ou muito fria, causa maior oleosidade no couro cabeludo, dando ao cabelo um aspecto opaco. Além da água, a sequência de produtos também interfere no aspecto capilar.

2 - Um não, dois shampoos!

Além de escolher bem a temperatura da água, selecione os produtos específicos para cada tipo de cabelo. Para conseguir o tão desejado brilho, é preciso começar com um shampoo adstringente, que pode ser tanto antiresíduos quanto para cabelos oleosos.

Segundo Mona Diorio, as brasileiras são apaixonadas por shampoos supercremosos, que aumentam os resíduos na raiz do cabelo, além de não remover a oleosidade nem a poluição do dia a dia, dando um aspecto pesado e sem brilho. "Imaginem usar o shampoo cremoso, depois usar um condicionador extraconcentrado e para finalizar um leave-in! A pessoa já sai do banho com os fios grudando", afirma a profissional.

3 - Condicionar ou não?

Quando usado na raiz, o condicionador deixa o bulbo capilar sem respirar, entupindo-o e fazendo com que apareçam as caspas e coceira. O condicionador só devo ser usado no comprimento dos fios, e em seguida, deve ser enxaguado por completo.

4. Ampolas de tratamento

"Muitas pessoas tem o costume de hidratar o cabelo com ampolas, realmente são indispensáveis para as mulheres que não vão com tanta frequência no cabeleireiro, para manter o cabelo hidratado, no entanto, no dia em quer for hidratar, não usem o condicionar, pois se não, o cabelo fica com aspecto sujo", aconselha Mona.

Mais informações:
www.maurofreire.com