O palestrante Carlos Oristanio apresentou ontem, dia 09 de julho, um tema importante para os profissionais da beleza, a administração do salão. Os cabeleireiros lotaram a sala do Hair Trend para estarem atentos às dicas do professor em gestão empresarial e coordenador do curso de Visagismo e Estética Capilar da Unicsul.

Segundo Oristânio, a administração do salão deve ser feita cuidadosamente, dia-a-dia, pelo dono do empreendimento, abordando todas as etapas, desde o controle dos estoques, contratação de funcionários, até a manutenção e prospecção de novos clientes.

Uma pesquisa revela a importância do profissional cabeleireiro no mercado beauty, e nove entre dez mulheres gostariam de mudar o visual, 55% delas estão bem, mas 52% esperam novidades de produtos e cortes e 62% julgam que o preço do serviço não afeta na venda dos serviços no salão. Esses dados mostram ainda mais o quanto o mundo da beleza vem crescendo e como o profissional deve acompanhar esta globalização para alavancar os serviços prestados.

Outra dica importante que o consultor passou aos participantes é que muitos salões estocam produtos sem necessidade. Conforme ele, às vezes, o administrador tem 10 mil reais empatados em produtos, porém a dívida mensal, como as despesas diárias, folha de pagamento entre outros serviços giram em torno de 20 mil. “Este saldo não pode estar negativo e o dinheiro empatado no estoque que não está sendo utilizado deve entrar no caixa para que haja giro de capital. A logística, hoje, auxilia o profissional para que o mesmo não cometa este erro”, pontuou.

Além da questão financeira, ética e administrativa, o cabeleireiro deve estar atento em buscar constantemente informações, ampliar os relacionamentos entre os colegas de profissão e jamais desperdiçar as oportunidades que são apresentadas durantes cursos gratuitos, ou até mesmo na troca de experiência entre os profissionais, que também agregam valor ao trabalho.