Maio é conhecido como o mês da noiva. E com a proximidade do grande dia, é preciso planejar com antecedência o penteado e maquiagem ideais, para não correr o risco de surpresas desagradáveis. Segundo o mestre cabeleireiro Tony Gandra, do salão Planet Hair, penteados presos e soltos não são regras, tudo depende do gosto e da personalidade de cada noiva.

Entretanto, Tony explica que nos casamentos realizados durante o dia, os cabelos ficam melhores soltos, com ou sem véu e grinalda, dependendo de cada noiva e do lugar onde se realiza. “Se a cerimônia for à noite, o indicado é prender os cabelos em penteados mais elaborados, com grinaldas ou tiaras e véu condizente com o modelo do vestido escolhido”.

Arranjos e enfeites de cabelos sempre são permitidos, desde que sem exageros. “Quem casa de dia pode usar flores ou tiaras leves e flexíveis. À noite, é possível portar algo mais sofisticado e brilhante, como coroas, tiaras, fitas e adereços que combinem com o vestido e o temperamento de cada noiva”, enfatiza.

Foto 01 Sugestões do mestre
Seguem algumas sugestões de penteados de Tony Gandra.

Foto 01 - Tiara em estilo medieval, com véu longo, saindo da nuca. Penteado coque de mechas irregulares e algumas ondulações sutis, harmonizando o conjunto romântico da cabeça aos pés da modelo.

Foto 02 - Tiara princesa em cabelo "demi court". Penteado chanelFoto 02 com pontas texturizadas e franja, suavemente desfiado no alto da cabeça, dando um ar moderno e descontraidamente jovial. Harmonização perfeita com vestido que mostra o colo da modelo.

Foto 03 - Penteado solto com movimento de ondas, relembrando os anos cinquenta, com três flores de tecido fino, estrategicamente distribuídas na cabeça, numa criação saudosista de Tony Gandra.

Maquiagem
Segundo o maquiador Douglas Cruz , do Planet Hair, para um casamento realizado durante o dia, o indicado é uma maquiagem bem suave, que propicie um ar saudável. “O ideal é uma maquiagem de embelezamento, com o uso discreto dos iluminadores e cílios postiços em tufos. Isso principalmente se o casamento Foto 03acontecer em um sítio, praia ou até mesmo em casa”.

O período da tarde e da noite permitem uma maquiagem mais ousada , embora sem exageros, procurando sempre manter o ar de naturalidade. Os olhos devem ser marcantes, explica Douglas. “Para isso, usamos um pouco mais iluminador e os cílios postiços. Se a noiva optar por um vestido mais sexy, podemos usar cílios postiços inteiriços, para dar destaque aos olhos. Para acentuar as maçãs do rosto um blush em ocre. A boca deve ser delineada com um lápis labial e preenchida com cores claras”.

Dicas
As cores de sombras mais indicadas são o bege, pérola, tons de marrom e pastéis, sempre levando em conta a tonalidade da pele, diz o maquiador. O blush também deve estar em harmonia com a cor da pele, com tons suaves, como pêssego e rosa perolado.

As noivas de pele morena ou negra devem usar um tipo de maquiagem que valorize e acentue os traços. Pouco corretivo, pó facial fosco, olhos mais marcados. As cores indicadas são marrom, vinho e mogno. Já para as ruivas, maquiagem cor de pele e batom suave, por causa das sardas e do tom do cabelo, normalmente avermelhado.

Créditos
Cabelo: Tony Gandra
Maquiagem: Douglas Cruz
Planet Hair - Rua Melo Alves, 96 ,Jardins - São Paulo.
Telefone: (11) 3895.6996