Na hora de realizar um penteado, os produtos de modelagem exercem um importante papel ao dar vida, segurar os fios e conferir acabamento impecável ao look - pode ser uma loção, um mousse ou spray de fixação.

Narciso Netto, gerente técnico da marca Joico, explica que “quando utiliza os produtos de modelagens, o profissional precisa estar atento ao trabalho que será efetuado, aos diferentes fatores de fixação (hold factor), assim como as características dos fios do cliente”, para obter os resultados desejados. Nessa entrevista, o expert apresenta várias dicas. Confira!

Sprays de cabelo


Spray de fixação suave

Proporciona leve fixação para trabalhos simples, sendo indicado também quando as clientes não gostam do cabelo com aspecto endurecido. É um produto ideal para ser utilizado com difusor e em pessoas com cabelos finos.

Pode ser usada para fazer escova, penteados com bobs, esculpir e deixar os cabelos com aspecto molhado. Sua formulação também condiciona e protege os cabelos do estresse diário, provocado por fatores ambientais, como sol e vento, deixando os cabelos encorpados e com brilho.


Spray de fixação média
Pode ser utilizado para preparar os fios para um penteado encorpando, pois já confere sustentação. Costuma ser usado pelos profissionais no processo de pré-elaboração de penteados. É indicado para cabelos de textura média, que precisam de fixação e controle dos fios ao longo do dia.

Além disso, proporciona modelagem e finalização flexíveis, sem deixar os cabelos duros ou com escamação. Pela sua versatilidade, pode ser aplicado nos cabelos úmidos para modelar ou nos secos para finalizar.


Spray de fixação forte/extra forte

Como o próprio nome indica, é um produto que proporciona superfixação e domínio total no processo de modelagem com o difusor. É ideal para cabelos grossos e não é indicado para ser utilizado no processo de escovação, por causa do seu alto poder de fixação.

E confira também:

Os penteados das estrelas do filme Nine

Rock'n Folk, nova coleção de L'Oréal Professionnel, é inspirada na rebeldia

Os fios claríssimos destacam-se na tendência da hairstylist inglesa Anne Veck