Noivas

Uma das datas mais especiais para as mulheres – e para muitas a mais importante -, o casamento, exige um penteado muito bem planejado. A moda vem e vai, mas de uns tempos para cá, o minimalismo caiu de vez no gosto das noivas. Mesmo assim, a cabeleireira Silvana Lima, do Studio W Iguatemi, defende a ideia de manter o romantismo e um certo “glamour" para a ocasião. “Às vezes atendo noivas que querem madeixas soltas e sem arranjo nenhum, porém, conversando no dia do teste elas percebem como fica mais bonito prender ao menos uma parte dos cabelos e utilizar uma florzinha ou arranjo”, lembra.

Embora o cabelo preso seja mais diferenciado e ofereça inúmeras variações, há quem não abra mão dos fios soltos. Nesses casos, a profissional sempre sugere um meio preso ou ondas para evitar o resultado descabelado no final da festa. Já para a cerimônia civil, se for preso, o coque é sempre elegante. Caso contrário, as ondas no cabelo solto também são válidas para criar um look romântico e diferenciado. Normalmente quem tem franja não quer ficar sem ela no dia do casamento. A dica é só deixá-la mais leve colocando um pouco do cabelo da franja para trás com spray.

O horário do casamento também interfere na escolha. Durante o dia, eles podem ser usados mais soltos ou com tranças, permitindo prevalecer um aspecto mais natural. A noite combina com penteados mais elaborados, clássicos ou texturizados.

Acessórios

As noivas de hoje não procuram mais acessórios que roubem a atenção das joias e dos bordados do vestido. Os mais vistos no momento são arranjos pequenos, flores, pequenas tiaras e fitas.

Quando a opção são flores no cabelo, Silvana percebe que as artificiais conseguem ficar tão lindas quanto as naturais, com a vantagem de manterem a forma a noite inteira. Às vezes os costureiros até fazem de acordo com o bordado e a renda do vestido. Já flores pequenas devem ser naturais, mais delicadas e charmosas.

O glitter já foi muito usado em penteados mas ultimamente é bem menos popular. Para Silvana essa opção só é possível em festas à fantasia ou de carnaval. “Essa é uma tendência que caiu há muito tempo e está demorando para voltar. Nem sei se volta”, conclui.

Diferentes estilos

A verdade é que antes de existir a noiva, existe uma mulher com personalidade muitas vezes expressada por seu modo de falar, se vestir e, claro, pelos cabelos. E será que a idade também influencia na escolha do penteado? De acordo com Silvana, não. “Independente da idade, o que vejo primeiro é o tipo de rosto, o tipo físico e o estilo. Aí sim determinamos o cabelo”. Afinal, existem noivas jovens que são clássicas e maduras mais ousadas. Isso depende também do modelo do vestido. A personalidade vai influenciar diretamente na escolha deste que, por sua vez, será fundamental para a criação do cabelo ideal.

Para quem acha que fios curtos limitam o penteado, é hora de repensar os conceitos. Este tipo de corte fica excelente trabalhado com babyliss e em ondas largas para criar um movimento natural. Assim, dá-se até a impressão do cabelo ser maior. "O resultado também é bom com duas tranças, uma de cada lado e com o efeito do babyliss atrás", afirma. Geralmente as mulheres de fios mais curtos são aquelas sem medo de ousar.

É normal as mulheres pesquisarem sobre o penteado que desejam usar no dia e chegarem ao salão pelo menos com uma ideia. Aí cabe ao profissional conversar, adaptar a ideia ao estilo da cliente e realizar um trabalho perfeito na grande data. Aliás, perfeição é o mínimo que toda noiva quer. Estilos românticos, modernos e ousados, em todos o principal objetivo é tornar o ideal de cada mulher um sonho realizado.

E confira também:

Um passo a passo de coloração masculina para salientar a beleza dos cabelos loiros