Foi realizada em São Paulo entre os dias 22 e 27 de novembro a 26ª edição da Casa de Criadores, evento que aposta no talento de novos nomes da moda brasileira. Apresentando tendências para o inverno do próximo ano, os estilistas provaram mais uma vez que técnica, criatividade e muito bom gosto não lhes falta. O Portal Cabeleireiros.com, sempre ligado nos principais acontecimentos de beleza de todo o mundo, fez uma análise dos looks de cabelos que desfilaram nas passarelas durante os cinco dias do evento.

Destaque Casa de Criadores

Ondas e cachos são um luxo!

Eles estão em todos os lugares, nas mais diversas cores e formatos e, obviamente, não ficariam de fora da Casa de Criadores. No desfile de Tony Jr. os cachos vieram médios, em penteados volumosos, no estilo black power e como aqueles utilizados pela cantora Vanessa Da Mata.

Nos desfiles da grife Prints I Like, da estilista Luisa Aguiar, as ondas apareceram presas por rabos de cavalos estilosos que concentravam todo o volume, uma vez que os fios da parte superior da cabeça tinham gel. Walério Araújo teve a ideia de pegar o penteado clássico de Gisele Bündchen (aquelas cobiçadas ondas naturais num liso beeeem comprido) e colocar um pouco de impacto. Com uma aparência despenteada, o look teve mais volume (inclusive na parte frontal) e ganhou uma cara de ‘estou na moda, mas com um toque pessoal’.

Volume é a palavra de ordem

Fios eriçados e volume são marcas do desfile da Ponto ZeroAlém dos já citados cachos, os estilistas também investiram pesado no frisado. Amado por uns, odiados por outros, mas sempre presentes, eles foram estrelas do desfile da Diva (que aproveitou o formato para criar alguns looks avant-garde) e também marcaram presença na apresentação da grife Gêmeas, cujas roupas reuniram vários elementos dos anos 1920.


Quando a Ponto Zero entrou em cena, o que se viu foi uma celebração dos cabelos desfiados, arrumados em grandes penteados, clássicos dos eventos de moda hair. Tudo isso para deixar bem claro que o estilo ainda tem fôlego de sobra.


Houve ainda quem quis seguir a moda, mas sem mexer na textura dos fios, como foi o caso da Ianire Soraluze, cujas modelos exibiam imponentes topetes, cuidadosamente construídos com longos fios lisos. Lindos e facilmente adaptáveis para o dia a dia.

Básicos, mas não arrumadinhos

Alguns estilistas optaram por não mexer muito nos cabelos, e privilegiaram looks bem presos com nenhum, ou pouquíssimo volume. Foi o caso de Geraldo Couto, Rober Dognani, Weider Silvério e Rodrigo Rosner, que apesar de preferirem looks mais discretos, deram pequenos toques, para tirar a impessoalidade dos visuais.

Couto e Rosner investiram no efeito ‘preso que tomou vento’, com fios eriçados e fora do lugar, enquanto Silvério apresentou os cabelos molhados e presos por grampos. Dognani preferiu puxar os fios para trás e amarrá-los no formato de tubo.

Lindo, leve e solto

Cabelos soltos prevaleceram no desfile da No Hay BandaTudo bem que a Casa de Criadores apresentou a moda para o inverno 2010, mas que o cabelo solto com a cara do verão soube mostrar uma faceta super bonita, é inegável!

Gustavo Silvestre explorou o filão, assim como as grifes No Hay Banda e Projeto Lab, que deu um toque super fofo e delicado aplicando faixas fininhas na cabeça. Lisos, longos, médios, loiros, pretos e castanhos, eles foram responsáveis pela atmosfera leve dos desfiles.

Ousadia: ativar!

A grife Urassai respondeu por alguns dos penteados mais diferentes da Casa de Criadores. Recriando gueixas e seus penteados característicos, coques e tranças foram explorados nos mais diversos estilos.

Uma das tranças, feita com apliques, era tão comprida que a modelo entrou na passarela carregando-a nas mãos! Enfeitados com hashis (aqueles palitinhos que os japoneses usam para comer), os cabelos tiveram como acompanhantes maquiagens perfeitas e máscaras cheias de paetês.

Estilo geek nos visuais masculinos da grife de Andre PhergomPara os meninos

As franjas laterais foram o maior destaque dos visuais masculinos. Ainda no estilo emo, cobrindo um dos olhos, elas dividiram a cena com outra tendência mundial: a geek.

Apelidado de ‘visual nerd’, os cabelos são todos penteados para um lado e recebem uma generosa camada de gel. Curtos tradicionais, mas sem um apelo muito moderno, também deram as caras.

Confira também:

Penteados sedutores e glamourosos para o verão 2009-2010

Enquete: você costuma usar acessórios nos penteados que cria ?