Está na moda assumir a textura natural dos fios, e muitas pessoas que possuem cabelos afros aderiram à moda das tranças. A equipe do salão Cor da Jamaica, localizado em São Paulo, é especialista em tratamentos para o público étnico e nos explica como realizar esta obra de arte nas madeixas.

Trança afro

Confira, passo a passo, como você pode ficar em dia com essa tendência.

Passo 01: Certifique-se que os cabelos estão lavados, secos e sem resíduos de creme, para que as mãos não escorreguem durante a realização do penteado. Então, com um pente de dentes finos, faça uma risca vertical em uma das laterais da cabeça, separando uma mecha onde será feita a estrela.

Passo 02: Tenha como base as orelhas para fazer um triângulo.

Passo 03: Separe cinco fios de lã de cores mescladas e coloque o centro delas no meio de uma mecha fina de cabelo.

Passo 04: Torça levemente a lã, coloque os fios para o outro lado e passe os cabelos por baixo.

Passo 05: Em seguida, divida os cabelos em três partes e trance-as, junto com a lã, até o fim, fazendo uma meia-lua.

Passos 06 e 07: Separe outra mecha e trance-a, fazendo a volta e estilizando-a no formato de um “oito”. Misture-a aos fios que ficaram no meio, finalizando a estrela.

Passo 08: Divida os cabelos restantes em várias mechas de diferentes espessuras para iniciar a confecção das tranças. Pegue uma mecha de cabelo sintético (canecalon), coloque o meio dele em uma porção de cabelo e dê o nó da mesma forma feita com a lã. Divida a mecha em três e trance. Queime ou amarre a ponta. Separe as mechas do topo e faça as tranças da mesma forma.

Passo 09: Se quiser estilizar ainda mais o penteado, trance duas mechas separadamente até a metade e junte-as, formando uma trança mesclada. No centro da cabeça. Finalize o penteado com algumas tranças soltas.

Dicas

  • Se os cabelos estiverem quebradiços, antes estilizar as madeixas utilize um elástico em cada mecha para fazer uma trancinha fina.
  • O penteado dura de 15 a 20 dias, e os cabelos podem ser lavados normalmente, mas cremes em excesso devem ser evitados.

Créditos

Fotos: Moisés Moraes
Cabelo: Gleide Cristina (Cor da Jamaica)
Modelo: Ana Paula Carvalho dos Santos

Serviço

Cor da Jamaica
Rua Barão do Rio Branco, 104 – Santo Amaro - SP
Tels: (11) 5695-0320/ 5521-1564 / 8599-3859