Eles andam roubando a cena por onde passam e a cada dia novos blogs são dedicados exclusivamente a eles. Os esmaltes deixaram de ser simples cobertura de unhas, para se tornarem verdadeiras estrelas de looks diários e festivos.

No desfile de outono-inverno 2009 da Semana de Moda de Paris, o mundo conheceu o esmalte que viraria uma febre: o Jade. A indústria de esmaltes brasileira não perdeu tempo e o tom de verde, cobiçado por várias mulheres do planeta, chegou nas prateleiras em versão tupiniquim. De lá pra cá, muitas cores invadiram o dia a dia feminino.

Jessica Simpson

Tom pastel sim... neon não!

Segundo Cristiane Marie Aoki, gerente de produtos da Aeger – responsável pela marca Ana Hickmann, a estação mais quente do ano será lembrada pelas unhas azuis e verdes turquesa. A empresa lançou as coleções Tentação (pastéis, glitter e holográficos), e Dance Comigo, com cores fortes e sexies. “Os tons pastel substituem os famosos "clarinhos". São cores suaves e femininas preferidas por muitas mulheres. Enquanto isso, as cores vibrantes e intensas continuam em alta”, complementa Cristiane. Já os esmaltes neon, que tiveram seus dias de glória no ano passado, nesta estação voltam sem tanta força.

Francesinha repaginada

Outro modismo que vem ganhando novas adeptas é a francesinha inglesa, semelhante à francesinha “clássica”, mas no lugar da combinação branco e esmalte claro, cada parte recebe uma cor forte e diferente. Segundo Aoki, esse movimento se deve pela diversidade de cores lançadas e pela infinidade de combinações possíveis.

Preferência nacional

As consumidoras estão mais exigentes, e, além da cor, elas prezam um vidrinho que proporcione secagem rápida, longa duração e brilho. Pensando nisso, a Aeger optou por lançar uma cobertura que permite deixar a cor com efeito fosco. Muito mais democrática, na moda atualmente não há certo ou errado na hora de usar esmalte. Hoje em dia, tudo é possível, desde que prevaleça o bom gosto, claro.

E confira também:

Cutículas e cores

Unhas de longa duração