Com apresentação do ator e apresentador César Filho, a abertura do Congresso contou com a participação do Dr. Valcinir Bedin, médico dermatologista, Jadir Nunes, presidente da Associação Brasileira de Cosmetologia, Osvaldo Alcântara, patrono do Congresso de Manicures e Hirofumi Ikesaki, presidente da Beauty Fair.

Bedin, que apresentou uma palestra sobre doenças das unhas, salientou: ‘mais do que pessoas que cuidam da estética alheia, vocês são profissionais de saúde, e devem ter esse tipo de conhecimento para transmitir às clientes que apresentarem algum dos problemas citados aqui’. Na ocasião, Bedin falou sobre micoses, doenças sistêmicas que se manifestam nas unhas e onicosquizia, mal que faz unhas descamarem com facilidade. Além disso, indicou a forma de identificá-los e alguns pequenos tratamentos.

O Congresso contou também com a participação de Vânia Ribeiro, manicurista e mestre na técnica do nail design, que deu dicas de tratamentos estéticos usadas em seu spa para mãos e pés, e seu marido, Ralf Ihle, designer de unhas que fez uma apresentação de técnicas de desenhos com sugestões de combinações de cores.

Liliana Junqueira, especialista em biosegurança e beleza, alertou as manicures sobre os cuidados de limpeza e prevenção de riscos nos salões, também falou da importância no uso correto do autoclave, da esterelização de instrumentário e valor da padronização no ambiente de trabalho.

Todos os palestrantes responderam dúvidas e interagiram com a platéia. “A manicure é o maior marketing do salão de beleza, e é muito importante que vocês estejam em constante aprendizado e aprimoramento”, disse Alcântara.