No ano passado a Chanel revolucionou o mundo das fashionistas com uma tiragem limitada do esmalte verde-água Jade que, do dia para a noite, tornou-se objeto de desejo absoluto das mulheres e das manicures. Passado o desespero para adquiri-lo, muito dele acalmado pelos milhares de similares que pipocaram nas prateleiras dos supermercados, as tendências em cores e modas para as unhas na temporada outono-inverno 2010 parecem seguir uma linha mais linear, sem nenhum modismo gritante.

Jordin Sparks e Gwyneth Paltrow

Entre as cores, o azul, o amarelo, o laranja e o roxo prometem dar um ar mais chamativo ao visual opaco que geralmente assola as grandes cidades quando as temperaturas diminuem. Completam a cartela de cores o cinza, o café, o uva, o berinjela, os vermelhos queimados e metalizados e... o nude! Pelo que parece, a sutileza também conseguiu seu espaço por mais uma temporada também nas unhas da mulherada.

Técnicas e formatos

O degradê, aquela técnica que consiste em ir deixando o tom do esmalte mais claro a cada unha segue em voga, de acordo com Meire Santana, professora de manicures do Senac-SP. Para as moderninhas e para as mulheres que não querem se preocupar com esmalte descascando, fica a dica da francesinha invertida.

“Nos formatos, continuarão se destacando as unhas quadradas e redondas, não muito longas. Na dúvida, vale muito a pena consultar um design de mãos para avaliar o design mais apropriado”, sublinha Meire.

Bye, bye neon!

E para quem passou a temporada anterior com unhas neon nos mais variados tons, uma triste notícia: é tempo de deixar os frasquinhos descansando. Como no outono-inverno prevalecerão as cores fortes e marcantes, a sensação de leveza e transparência das unhas fluo ficam com aquela cara de “verão passado”.

E confira também:

Tranças: os tipos e formas de usá-las

Cuidados com as cutículas e como aumentar a durabilidade do esmalte