Até não muito tempo atrás, os cabelos e a maquiagem recebiam a maior parte da atenção das mulheres na hora de se produzir. Tratamentos, penteados, novos produtos, marcas e cores roubavam toda a atenção delas no salão. Mas agora essas preferências dividem espaço com outra: as unhas. Além dos cuidados rotineiros com elas, a cada dia as mulheres se rendem com mais entusiasmo às tendências de moda dos esmaltes e chegam a trocar de cor até três vezes por semana.

Unhas coloridas consagram-se entre as mulheres

E falando em tendências, as manicures Luzia de Oliveira e Vânia da Silva, do salão Vimax Art Hair Beauty, de São Paulo, listam o que as frequentadoras do salão mais procuram atualmente.

“As unhas ganharam visibilidade. Antes, a visita ao salão tinha como objetivo apenas a higienização. As mulheres escolhiam uma base ou esmalte clarinho para dar um ‘ar saudável’ às mãos, sem necessidade de ousar. Hoje, entretanto, os esmaltes compõem o look dos mais variados estilos”, avalia Luzia.

Francesinha segue em alta para as discretas

Vale lembrar que mesmo alterando a cor do esmalte, a remoção da cutícula deve ser feita, basicamente, uma vez por semana. Assim, deve-se alertar também para a utilização de produtos de boa qualidade e à manipulação destes, a fim de livrar as unhas de qualquer ferimento.

No Vimax, as unhas mais pedidas são as de formato quadrado. Já as clientes mais discretas fizeram da francesinha um estilo imbatível e em permanente primeiro lugar.

Para evitar as temidas quebras, são necessários diversos cuidados por parte das clientes com a saúde, desde a alimentação às atividades domésticas. “Quem tem problema com a tireoide, tende a ter unhas mais frágeis, por exemplo,” explica Vânia.

Tradicional vermelho mantém seu destaque

Mas gostem ou não, o hit é mesmo usar as unhas intensamente coloridas, com tonalidades como azul, amarelo, verde, rosa, pink, laranja e fluorescente. “Mesmo assim, os diversos tons de vermelho ainda são preferência de muitas clientes”, completa.

Para evitar que as unhas descasquem, um trunfo é usar o extra brilho em casa, ajudando a conservar o esmalte bonito por mais tempo.

Mas atenção: a ousadia nas cores dos esmaltes deve caminhar para um equilíbrio de tonalidade. Por isso, vale atentar a cliente sobre combinações com sapatos e demais acessórios para que o resultado não seja exagerado.

E confira também:

Os destaques da edição de fevereiro da revista Cabeleireiros.com