A manicure é a porta de entrada do cliente e a responsável pela fidelização dele
A manicure é a porta de entrada do cliente e a responsável pela fidelização dele

Responsável pelo embelezamento das mãos e dos pés, a manicure ou pedicure precisa estar atenta às novidades que surgem no universo da beleza. Todo ano as empresas de cosméticos despejam no mercado uma série de produtos e equipamentos sofisticados, que requerem reciclagem constante destas profissionais.

Segundo Osvaldo Alcântara, gerente do Centro Técnico da Ikesaki, antigamente a profissão não tinha visibilidade e acabava sendo exercida por pessoas sem perspectivas de vida, mas hoje a situação é completamente diferente. “As pessoas acham que manicure só serve para tirar e colocar esmaltes. Não existe mais isso. Hoje, ela deve saber fazer uma boa massagem para aliviar a tensão e também entender de marketing, divulgando todos os serviços do salão”, afirma.

Diversas instituições de ensino oferecem cursos profissionalizantes, que ajudam na reciclagem de conhecimento. Mas parece que ainda não é o suficiente. “A parte da educação está melhorando muito com diversos cursos, apesar de não serem reconhecidos. Porém, várias profissionais continuam aprendendo somente pela prática”, explica o Dr. Luiz Roberto Terzian, coordenador do Congresso de Manicures da Hair Brasil.

Além da técnica
Mais do que ter habilidade, uma manicure competente deve possuir uma formação ampla. “Os cursos são importantes não só para o desenvolvimento da parte técnica, mas também das competências comportamentais”, acredita Ana Lavaquial, gerente do Centro de Tecnologia em Beleza do Senac (RJ). No curso ministrado pela instituição, a disciplina “Beleza como profissão” trata, além da inserção no mercado da beleza, a ética profissional.

Para a coordenadora do Congresso de Manicures da Beauty Fair, Valéria Rossi, o assunto deve ser levado a sério. “As manicures são fundamentais para qualquer empreendimento na área de beleza. Servem como porta de entrada do cliente e a fidelização dele”.

Os cursos e feiras destinados às manicures também procuram orientar sobre administração. Dr. Luiz Roberto acredita que as manicures devem se ver como profissionais de negócios. Para isso, procura sempre convidar um profissional especializado para palestrar na Hair Brasil. As alunas do Senac Rio também aprendem sobre gestão do trabalho, aonde o foco é o desenvolvimento de competências para atuar por conta própria, como manter a agenda atualizada, negociar preços e manter registros atualizados de custos e despesas.

Exemplo de dedicação Com o mercado em expansão, as profissionais perceberam as mudanças e estão investindo em capacitação. Exemplo de profissional com esta visão, Solange Gregório Lucena, responsável pelo treinamento e avaliação dos novos profissionais da rede Jacques Janine. Há 15 anos, Solange exercia o cargo de secretária e tinha o trabalho de manicure apenas como hobbie. A atividade secundária começou a ser mais lucrativa e acabou se tornando profissão de fato. Uma unidade do Jacques Janine foi seu primeiro local de trabalho, daí em diante, ela investiu em formação para galgar um espaço maior dentro da rede. A oportunidade de promoção surgiu no ano passado, quando estava finalizando o curso superior em Estética e Cosmetologia. “Sinto meu trabalho reconhecido. Esse é apenas mais um degrau na minha escalada profissional”, reconhece.

Olhando para as colegas de profissão, Solange é otimista e acredita que as pessoas estão sentindo a necessidade de reciclarem seus conhecimentos. “Hoje falamos muito em embelezamento das mãos. Existem técnicas voltadas para a beleza desta parte do corpo com parafinas, esfoliação, hidratação, vinhoterapia, entre outros”, explica a experiente manicure que também revela: “Gostaria muito de passar um pouco da minha experiência e poder sensibilizar as profissionais para que encarem o trabalho com a devida seriedade”.

Centro Técnico Ikesaki - SP
Horário de funcionamento:
- 2ª a 5ª feira - das 8h30 às 18h30
- 6ª feira - das 8h30 às 17h30
Telefone direto: 3346-6964
Confira em www.ikesaki.com.br toda a programação de cursos para manicures e pedicures até o final do ano.

Senac – RJ
Esmaltagem artística
O curso propicia o desenvolvimento de competências relativas às técnicas de esmaltagem artística como: aplicação de adesivos, fitas decorativas, desenhos e acabamento de forma criativa em sintonia com as tendências do mercado.

Qualificação em Manicure e Pedicure Seja um profissional qualificado como manicure/pedicure. Aprenda técnicas de embelezamento das unhas de mãos e pés, acompanhando tendências da moda. Utilize técnicas adequadas de curetagem e cutilagem sem água.

Disk Senac – RJ – (21) 4002-2002