Mãos

Tempo, disposição, higiene e bons produtos são indispensáveis para cuidar das unhas. As novidades do mercado de cosméticos nos trazem tantas utilidades, que muitas vezes deixamos passar etapas básicas e fundamentais desse tratamento.

Para ajudar a esclarecer alguns mitos e tirar dúvidas, a dermatologista Kátia Lutfi, especialista em medicina estética, responde algumas perguntas típicas sobre o embelezamento e limpeza das unhas. Acompanhe a seguir!

1. Cutículas em dia

Apesar de ser um hábito, a cutícula é a barreira natural contra os agentes infecciosos e não deve ser retirada. A recomendação de Kátia é deixar sempre as unhas bem cortadas, hidratadas e somente empurrar a cutícula com uma espátula.

2. Férias para as unhas

O excesso de esmalte pode ser a causa do enfraquecimento das unhas, devido aos agentes químicos presentes na fórmula e que causam o desgaste. Sete dias longe do esmalte, acetona, alicate e lixa facilitam a recuperação, devolvem o brilho e impedem que as unhas se quebrem com facilidade.

3. Nada de roer

Também conhecido como onicofagia, roer as unhas pode trazer sérias lesões, deformidades e até mesmo a destruição definitiva delas. Sem contar os riscos de infecções bacterianas e virais, que podem prejudicar a área do contorno da boca, dos dedos, das cutículas e aparelho digestório. Portanto, afaste já essas unhas da boca!

4. Lixas à vontade

É um mito achar que as lixas são responsáveis por unhas fracas, desgastadas ou quebradiças. Pelo contrário, unhas bem lixadas têm menos chances de quebrar.

5. Longe de contaminações

Alerta às manicures! A contaminação por hepatite C ocorre pelo contato com o sangue: se uma pessoa infectada usa alicate de unha e equipamentos perfurantes e se fere, o vírus entra em contato com a superfície do aparelho. Portanto, esterilizar os utensílios é uma obrigação. Outra opção é pedir às clientes que tragam seus próprios kits de manicure ao salão, o que diminui draticamente o risco de contágio.

E confira também:

Esmalte seco em um instante!

Beauty Color agora tem simulador de esmaltes online