No verão os cuidados com todas as partes do corpo são redobrados. Pele, cabelos, forma física, tudo... mas e as unhas? Obviamente elas merecem mais atenção do que apenas uma camada (ou duas) do esmalte com a cor da estação.

Por ser a época em que mais se frequenta praias, piscinas e outros lugares onde a vulnerabilidade a adquirir micoses e dermatites aumenta, é bom ficar de olho nas unhas. E mais: tomar certos cuidados.

As atrizes Scarlet Johansson e Eva Mendes com unhas que são moda no verão brasileiro

De acordo com Meire Gimenes Santana, professora do SENAC, que atualmente apóia a marca Dote, o dermatologista deve ser o primeiro destino daquelas que sofrem com essas doenças de pele. “Somente ele, por meio de exames, pode identificar qual o tipo de fungo que está agindo nas unhas ou na pele e prescrever o tratamento adequado”, alerta.

Mas como prevenir é melhor que remediar, a manicure pode ajudar a preservar a saúde da cliente. A primeira medida é retirar apenas o necessário da cutícula. Uma vez que ela tem a função de proteger as unhas, caso seja totalmente eliminada, deixa a área mais suscetível a contaminações.

A cantora Rihanna é da turma das que gostam de chamar atenção, por isso investe em um esmalte laranja fluorFormas e cores

Agora focando na beleza do visual, para fazer o esmalte resistir à exposição do mar e piscina, a recomendação de Meire é utilizar esmaltes de boa qualidade, podendo-se recorrer ao recurso do extrabrilho. No entanto, isso não é garantia de durabilidade, pois os minerais presentes na água podem agir sobre o produto.

O formato da moda no verão 2010 será, segundo a especialista, as quadradas não muito longas, e os tons de vermelho (bem mulher fatal, como o da atriz Eva Mendes) cinza, verde pistache, roxo,chiclete, laranja e nude as cores de destaque. E para quem gosta do básico, um branquinho também é muito bem vindo. A atriz Scarlet Johansson (acima) joga nesse time.

E confira também:

Mãos hidratadas em 8 passos

Prepare os pés para as férias de verão