O enfraquecimento das unhas é uma das reclamações mais constantes nos consultórios dermatológicos e as mulheres são as principais vítimas desse mal porque estão mais expostas aos agentes agressores tais como excesso de contato com água, produtos de limpeza, acetona e esmaltes. Além disso, doenças como o hipotiroidismo, anemias, dieta inadequada, carência de vitaminas, regimes de emagrecimento e reserva de ferro baixa no sangue podem causar o problema. Colocar muita força na hora de digitar também é uma causa muito freqüente.

Segundo a dermatologista Dra. Carla Albuquerque, as pessoas devem procurar ajuda médica quando a unha quebra com facilidade e sai em camadas, o que cientificamente é conhecido por onicosquizia. "O ideal é que as mulheres procurem orientação dermatológica para investigar e determinar os fatores causadores para poder afastá-los e ou tratá-los".

Portal: Há pessoas que mesmo não tendo contato com os agentes agressores reclamam de unhas fracas. Nesses casos existe a possibilidade de hereditariedade?
Dra. Carla: Há a possibilidade de participação da genética nesses casos, mas o mais comum é que outros fatores estejam contribuindo para o enfraquecimento das unhas. Doenças como hipotireoidismo, anemia, dieta inadequada, carência de vitaminas como a biotina, regimes de emagrecimento, baixa reserva de ferro no sangue podem causar unhas fracas. Colocar muita força na hora de digitar também é uma causa. Uma avaliação minuciosa do histórico da pessoa e exames de sangue podem ser necessários para a determinação da(s) causa(s).

Portal: A senhora recomenda que as pessoas deixem as unhas sem esmalte ao menos uma vez por semana. Por que?
Dra. Carla: O esmalte pode determinar um ressecamento da lâmina ungueal e contribuir para o enfraquecimento das unhas. Deixá-las sem esmalte e usar um hidratante específico ajuda a fortalecê-las.

Portal:
O ato de lixar as unhas pode contribuir para que elas fiquem quebradiças?
Dra. Carla: Sim, pode deixá-las mais quebradiças, por conta do atrito. O ideal é apenas poli-las.

Portal: Unhas manchadas indicam algum tipo de doença?
Dra. Carla: Podem indicar doenças “locais” como micoses e até doenças sistêmicas. É importante procurar um dermatologista para determinar a causa das manchas.

Portal: Unhas quebradiças são sempre indicativo de alguma doença?
Dra. Carla: Não. Podem ser apenas um reflexo de excesso de contato com agentes agressores externos, como esmaltes, acetonas, excesso de contato com água, etc.

Dra. Carla Albuquerque

 

A Dra. Carla Albuquerque é membro efetivo da Sociedade Brasileira de Dermatologia
Mais informações pelo telefone: (11) 3845-2745 / 3045-9258 ou no site: www.carlaalbuquerque.com.br