A beleza dos cabelos é motivo de preocupação para a grande maioria das pessoas. Empresas, mídia e salões propagam diariamente procedimentos novos que visam modificar a estrutura capilar, seja através da alteração da cor dos fios, seja pela mudança de sua forma.
O lado bom destes procedimentos está em mudar, em poder ser camaleônico, estando um dia de um jeito e no outro completamente diferente. O lado ruim está nos riscos que sofrem os cabelos quando sujeitos a procedimentos que não são capazes de suportar.
Atenção aos produtos e aos cabelos
Por conta disto, fica a dúvida: produtos químicos capilares são sempre perigosos? A resposta é não! Perigoso não é o produto químico em si (com as devidas excessões aos proibidos pelas entidades de saúde, em nosso caso a ANVISA), mas a associação destes a cabelos que não tenham condições de suportá-los. É fato que existem cabelos mais fortes e mais fracos. Temos os cabelos que sofrem com o clima ou situações externas (sol e água de piscina, por exemplo), e ainda os que já passaram por químicas em maior ou menor proporções.
Sabendo disso, quais dos cabelos citados poderiam receber químicas sem sofrer danos? Para esta pergunta a resposta é simples: todos ou nenhum deles. Se esta afirmação acabou sendo motivo de espanto é porque você nunca fez ou não conhece o teste da mecha.
Como fazer?
Teste da mecha é o nome dado ao procedimento que deveria preceder qualquer aplicação de produtos químicos nos cabelos. Serve para avaliar se os cabelos que serão tratados conseguem suportar um procedimento como o que será realizado em todo o cabelo. A idéia é a de pegar uma mecha de cabelo e realizar o procedimento apenas nela cerca de 2 a 3 dias antes de aplicar o produto em todos os fios. Se, ao final deste tempo, os cabelos tratados conseguirem manter a qualidade e mostrarem que podem suportar o produto em questão, este poderá ser aplicado em todo cabelo, minimizando o risco de problemas e deixando o cliente mais confiante e seguro frente ao trabalho que será realizado.
Segurança não tem preço
Apesar de ser importante, o teste da mecha é pouco realizado. Em parte porque os clientes sempre chegam pensando em fazer o procedimento de uma vez sem verificar se seus cabelos estão em condições para tanto. Soma-se a isso o fato de que a concorrência do mercado faz com que os profissionais optem por correr o risco a perder o cliente para um concorrente que faria o procedimento sem o teste prévio.
Não deixo nunca de valorizar a qualidade de muitos profissionais que conhecem um cabelo de qualidade, assim como os produtos que usam e suas técnicas de aplicação. Estes, quase nunca apresentam problemas com seus clientes por conta de seu bom senso e experiência, fazendo o teste da mecha quando acreditam ser necessário.
Por conta dos riscos e por ter certeza de que a grande maioria das pessoas não gostaria de ver seus cabelos estragados por procedimentos químicos é que deixo como dica o teste da mecha.
E confira também:
Gostou desta matéria?
Deseja mais informações?
Assine grátis a nossa newsletter e receba semanalmente dicas sobre assuntos relacionados ao universo da beleza.