Tendências outono/inverno

 

Cabelos femininos: médios e longos, marrom iluminado

As brasileiras preferem manter os cabelos no comprimento de médio a longo. Por isso, o grande destaque do inverno 2014 está nos repicados com movimento. Os cabelos mais enrolados, com cachos largos e ondas marcadas são os preferidos nos salões. "O cabelo com mais balanço e aspecto natural é o mais pedido, os lisos muito alinhados e retos estão deixando de ser tendência", diz o expert Maurício Pina.

As cores da estação são marrom, avelã e caramelo, todas com pontos iluminados. "A iluminação começa frontal e vai para as laterais do cabelo, o que dá ao visual mais movimento e equilíbrio, a mulher do outono/inverno será a morena iluminada", conclui Maurício Pina.

Cabelos masculinos: a volta do Rockabilly

"Os cortes vão desde o estilo undercuts, com as laterais bem raspadas e a parte de cima mais volumosa, ao estilo militar. Mas a grande tendência é a volta do Rockabilly - cabelos com releitura dos anos 1960, estilizados com pomadas, mantendo o visual impecável", diz o expert em cabelos masculinos, Mario Nova.

A influência dos anos rebeldes traz topetes mais altos e estruturados com nucas e costeletas limpas no estilo do ator americano James Dean.

Tendências outono/inverno

Penteados femininos: descontraídos e práticos

O mago dos penteados Paulo Persil ressalta a importância da sintonia entre vestidos de festas e os penteados. Como o outono/inverno traz vestidos mais fechados com mangas ou golas, os cabelos presos sempre caem muito bem - afinal, não é aconselhável misturar tecido com cabelo. O estilo descontraído está em evidência e superando a fama dos clássicos. Podem ser coques, trançados, simétricos ou assimétricos. "As tranças que defendo são despojadas. Tenho alguns penteados célebres, entre eles trança romana, trançado lateral e coque com tranças que são os mais pedidos", diz Persil.

Segundo ele, os penteados estão cada vez mais despojados, amolecidos, românticos, suaves, como se fossem feitos em casa. A mulher está mais moderna, prática e objetiva. "Outro ponto que vale destacar são os acessórios. Aposto em fitas, plumas e flores. Mas alguns metais delicados e pedrarias em pentes ou tiaras caem bem em muitas noivas", ressalta Persil.

Maquiagem: profundidade no olhar

André Sartori, antecipa as principais novidades para o universo make-up. Para a pele o ponto alto fica na textura opaca com frescor obtida pelo blush em tons de pêssego e pigmentos brilhantes. No olhar o foco é garantir magnetismo. "A tendência é dar profundidade ao olhar com cores frias como o preto opaco e brilhante, ouro velho e grafite e iluminar com tons sintéticos como verde, azul ciano e perolados".

Sartori ainda explica que a referência para essa estação é o Glam dos anos 1980, mas com equilíbrio. "O destaque também estará nos acessórios para os olhos, como canetas líquidas maquiadoras, delineadores coloridos, cílios postiços e o uso do curvex. A tendência é olho destacado e boca mais discreta, pálpebras com muita profundidade, marcadas e os lábios em cores como bege, fúcsia, rosa pálido e brilhante, no entanto vamos trabalhar o gloss separado do batom, ou a boca vem mate ou com brilho," completa Sartori.

Unhas: coloridas em tons vibrantes e metalizados

Adriane Ishida, professora do curso de Tecnologia em Estética e Cosmética - Maquiagem Profissional da Universidade Anhembi Morumbi, aposta no outono/inverno com unhas de cores vivas como amarelo, laranja, rosa, tons terrosos, azuis, verdes, metalizados como dourado e prateado, vermelhos e o orquídea (entre o roxo e fúcsia).

A especialista adianta também as novidades para o verão 2014/2015: "Entre as tendências de cores estão tons pastel, tons de azul e verde".