Que atire a primeira pedra o cabeleireiro que nunca teve uma cliente que entrasse no salão de beleza e dissesse: “Quero que meu cabelo fique igualzinho ao da atriz tal”. Isso é sempre possível? Claro que não! No entanto, nessas horas cabe ao profissional contornar a situação da melhor maneira possível e expor a ela a importância dos conceitos do visagismo. Para falar sobre isso, batemos um papo com o especialista Philip Hallawell, um expert quando o assunto é a união da identidade com o estilo e a beleza. Acompanhe!
Portal Cabeleireiros.com: No caso da cliente pedir ao cabeleireiro que transforme seu look para parecer com uma celebridade com estilo totalmente diferente, como o profissional debe lidar com a situação?
Philip Hallawell: Ajuda muito quando se compreende que, provavelmente, a cliente quer o que a atriz expressa pela imagem e não uma réplica exata. Se o profissional sabe analisar a imagem da atriz, identificar as qualidades que ela expressa - dinamismo, sensualidade, meiguice e força, por exemplo - pode sugerir outra solução que passe a mesma impressão, mas que seja adequada para o tipo físico da cliente. Isso até ajuda a desenrolar uma consultoria, estabelecer uma intenção. Também facilita esclarecer o que a imagem expressa, e evitar se limitar a questões estéticas. Dizer ao cliente simplesmente que não ficará bem, sem explicar porquê, não será convincente.
Portal: Caso a cliente teime em fazer a transformação e não goste do resultado, qual deve ser a postura do cabeleireiro?
Philip: Se o profissional teve a preocupação (e conhecimento) para explicar o que a imagem expressa, porque seria inadequada esteticamente, ou de acordo com o trabalho, ou estilo de vida da cliente, então a responsabilidade é somente da cliente, a não ser que tenha acontecido um erro técnico. Mesmo assim, acho que o profissional deve se colocar à disposição da cliente para efetuar as devidas correções, sem que isso afete o atendimento de outras clientes.
Portal: Qual a importância de adaptar o visual da cliente ao seu estilo de vida?
Philip: A imagem pessoal define a identidade de uma pessoa; diz quem é e afeta profundamente todas suas relações, profissionais e pessoais. O rosto corresponde a 70% do senso de identidade, por isso a construção do estilo deve começar no rosto, sendo o cabelo o elemento com maior impacto, embora o design de sobrancelhas e os dentes tenham grande influência também. Quando a pessoa se encontra na sua imagem, ou seja, vê que a imagem refletida no espelho corresponde a como se sente e expressa o melhor de si, ela obtém equilíbrio emocional e psicológico.
Esse conceito permite dizer que o mais importante é adequar a imagem para que expresse as qualidades de temperamento e personalidade da cliente. Por afetar seus relacionamentos, também é de grande importância que seja de acordo com seu estilo de vida. Por exemplo, é cada vez mais importante para as mulheres transmitirem credibilidade e conteúdo. Isso pode superar a necessidade de serem atraentes num sentido estritamente feminino. Por isso, a estética é subordinada à intenção e nunca deve ser alcançada seguindo padrões.
Aquilo que alguém considera bonito é o que traz aceitação, enquanto o feio é aquilo que traz rejeição. O belo vai além; atrai. Isso não é uma questão estética, mas de valores. Em grupos em que a contestação é valorizada, a pessoa que tem uma imagem rebelde, feita a partir de dissonâncias, irregularidades e o inesperado, será aceita (bonita), ou, até considerada atraente, desde que a imagem seja construída a partir dos fundamentos de harmonia e estética. Ao contrário, nos meios mais conservadores, essa imagem será rejeitada (feia), enquanto a imagem controlada, simétrica e clássica será vista como bonita. Se a imagem passa qualidades valorizadas pelo grupo, será considerada bela.
Gostou? Pois fique ligado no Portal Cabeleireiros.com pois na semana que vem tem outra parte do nosso especial de visagismo com Philip Hallawell. Não perca!
E confira também:
Década de 1970 inspira visuais em... 2010!
Gostou desta matéria?
Deseja mais informações?
Assine grátis a nossa newsletter e receba semanalmente dicas sobre assuntos relacionados ao universo da beleza.