Cuidar da saúde envolve muito mais do que manter uma alimentação balanceada e uma prática constante de exercícios físicos. A longo prazo, outras pequenas atitudes do dia-a-dia têm um efeito muito maior do que se imagina. Para comemorar o dia nacional da saúde, José Pelino, diretor de Engajamento Científico da Johnson & Johnson, reuniu cinco perguntas para testar como anda sua preocupação com a saúde. Confira!
1. Antes de sair para o trabalho, você aplica protetor solar no rosto e no corpo?
“Não” é uma resposta bem comum para esta pergunta. Muitas vezes, o que impede o uso constante de protetor solar é a ideia fixa de que ele só deve ser usado na praia ou durante atividades de lazer. Mas, você sabia que o efeito do sol da cidade é o mesmo do que o sol da praia? No deslocamento até o trabalho, durante o intervalo de almoço, faça chuva ou faça sol, você nunca está isento de receber a radiação solar, que é cumulativa no corpo ao longo da vida. Portanto, passar protetor solar no corpo e no rosto todos os dias deve ser um hábito incorporado, e não depender se o sol está brilhando. Mesmo em dias nublados, estamos expostos.
2. Você retira a maquiagem todos os dias antes de dormir?
Segundo pesquisa realizada pela Johnson & Johnson[2], 93% das mulheres brasileiras usam algum tipo de maquiagem e apenas 5% delas usam um produto específico para removê-la. Este comportamento demonstra como a limpeza correta da pele ainda é subestimada. É fundamental usar demaquilante todas as vezes que se usa maquiagem, pois o produto garante que a pele fique livre de resíduos que podem comprometer a saúde da cútis. A pele “respira” durante o sono, por isso, dormir com maquiagem pode causar obstrução dos poros e aumentar a oleosidade da mesma, aumentando o aparecimento de acne e cravos.
3. Você hidrata sua pele diariamente?
Muitas vezes, após o banho, bate aquela preguiça de aplicar o hidrante. Mas lembre-se: hidratação é a base para uma pele saudável. Fatores externos aos quais estamos suscetíveis, como poluição, excesso de sol ou frio e resíduos de maquiagem, podem danificar a pele, prejudicando a hidratação natural. Com isso, é optar pelo recurso do hidratante, para evitar que a barreira da pele perca elasticidade e flexibilidade, o que pode deixá-la com uma aparência opaca e sem vida.
Gostou desta matéria?
Deseja mais informações?
Assine grátis a nossa newsletter e receba semanalmente dicas sobre assuntos relacionados ao universo da beleza.