Marketing Digital para Salões de BelezaSe você já curtiu as quatro dicas para incrementar os seus negócios nas mídias digitais que publicamos na semana passada, confira a última parte do especial, com mais quatro apostas.

5. Invista no site móvel. Ele já virou a primeira tela.

Você já ouviu falar sobre a síndrome da segunda tela? Ela caracteriza o fenômeno de as pessoas costumarem assistir televisão, por exemplo, com o smartphone na mão, conversando em bate-papos, vendo notícias ou navegando pelas redes sociais.

Hoje, especialistas consideram que a importância dos dois dispositivos se inverteu, e o celular ocupou o espaço que, antes, era da tevê. “Atualmente, o acesso a sites feitos de dispositivos móveis ultrapassa – e muito – aos feitos do desktop, chegando, muitas vezes, a 70% do tráfego”, diz Fernando Oka, publicitário, especialista em marketing digital, proprietário da 7ways e professor na ComSchool.

Portanto, ter um site responsivo virou 100% obrigatório. Além dos buscadores aumentarem a relevância da sua página, o usuário terá uma navegação mais efetiva. Portanto, isso não é gasto. É investimento.

6. Trabalhe sua relevância externa

Melhor do que você falar bem de você, é os seus clientes terem a iniciativa de ressaltar de maneira positiva seus atributos. Por isso, trabalhe a relevância de sua marca baseada na boa reputação dela, conquistada com observação dos desejos do cliente e tomada de decisões com foco em inovação. Neste sentido, uma grande estratégia de SEO é trabalhar os backlinks, ou seja, quando outros sites colocam links que direcionam para alguma página sua.

7. Automatize suas ações de marketing

Apesar de não ser novidade, muitas empresas consideram este investimento supérfluo, e ainda tentam fazer algumas ações de marketing “na unha”, como enviar um e-mail marketing para toda sua base de dados com cópia oculta de destinatários. Parece loucura? Mas, acontece.

Hoje, ferramentas de automação, além de economizar tempo, aumentam a produtividade e contribuem para que suas estratégias sejam mais assertivas. Com elas, é possível realizar o agendamento do envio de e-mails, segmentar o mailing, gerir de conteúdo de maneira centralizada e com programação prévia, desenvolver funis de vendas, entre outros.

“Uma ferramenta muito utilizada é o 'carrinho abandonado'. Ela ocorre quando você visita um e-commerce, mas desiste da compra. Neste caso, a ferramenta manda, automaticamente, um e-mail para o seu endereço eletrônico, chamando você de volta. O remarketing é outra estratégia quando você navega em um site de vendas e não finaliza a compra. Ele tenta te impactar de outras maneiras durante a navegação”, comenta Oka.

Outra tendência são os Bots sociais, muito utilizados por grandes empresas para dialogar com seus fãs no Facebook. Quando o volume de mensagens é muito grande, a empresa é 'penalizada' quando demora ou não responde. “Então, é possível criar robôs no chat para que eles respondam algumas perguntas mais frequentes. Isso otimiza o tempo da empresa e do cliente”, comenta Oka. Segundo ele, outra ferramenta de automação permite que, mediante cadastro do usuário sobre suas preferências de conteúdo, ele receba no Messenger do Facebook os conteúdos que lhe interessam.

8. Ofereça ao seu cliente uma experiência cada vez mais personalizada

Não há nada pior para o usuário do que receber, constantemente, informações de uma empresa que não lhe interessa. Hoje, a navegação está cada vez mais personalizada, e os profissionais de marketing devem considerar esta característica ao desenvolver suas estratégias.

“Ao navegar pela internet, você está sendo observado o tempo todo. Os cookies são colocados na sua máquina para registrar e entender o seu comportamento online. Baseado neste comportamento, as empresas procuram mostrar coisas relevantes. A Amazon, por exemplo, permite que o usuário acesse a home do seu site de maneira personalizada, baseada no histórico de navegação”, comenta Oka.

O objetivo disso é conquistar a atenção do público. Por isso, a objetividade e a assertividade são fundamentais.

Esta matéria é oferecida por:

SuperAgendador.com

Desde 2011, O SuperAgendador.com oferece a melhor solução de gestão online para salões de beleza.