Como definir se você tem uma boa meta?

 

Você possui metas ou apenas sonhos? Você sabe reconhecer a diferença entre sonhos e metas? Sabe exatamente o que é uma meta? Essas definições, segundo Sérgio Ricardo Rocha, conhecido como Dr. Vendas, são fundamentais para o sucesso do seu negócio. "Sonhos podem ser definidos como desejos. São aqueles anseios nos quais ainda não começamos a dar o 'primeiro passo'. Porém, tudo muda depois do primeiro passo. A partir desse momento, começamos a dedicar esforço e tempo para aquilo que se deseja, e então o sonho se torna uma meta", comenta o especialista, que é atuante em consultoria empresarial e coaching.

Todas as pessoas têm sonhos e metas, mas muitas delas apresentam dificuldades para tirar os objetivos dos pensamentos e realizá-los. E isso se torna um grande problema quando se trata de uma empresa. "Para uma empresa o planejamento é essencial. É preciso ter em mente o que se deseja fazer e definir de forma objetiva as metas que devem ser alcançadas", comenta.

Para Sérgio, uma boa meta é aquele que pode ser alcançada, algo concreto, como aumentar as vendas em 40%, em três meses. Então, ao final de três meses, você pode olhar e comparar as vendas em seus documentos.

Outros exemplos são: “organizar processos concluídos na pasta x, em duas semanas”, “aplicar nova técnica de vendas x, em duas semanas” “duplicar entrada de clientes em quatro meses”. .

"É muito importante, também, datar quando é 'duas semanas' ou 'quatro meses'. Tenha em mãos – e claro, em sua cabeça - a data exata do começo e o término", comenta o expecialista.

Metas vagas, sem aplicações ou impossíveis de medir de forma concreta são consideradas ruins. É comum ver pessoas que têm como objetivo “ser feliz”, “aumentar as vendas”, “realizar treinamentos” e “diminuir custos”. Quando essa é a sua meta, você não tem como saber quando as concluiu ou quanto falta.

Para planejar as metas, o ideal é organizar passos que devem ser seguidos em ordem. Na prática, isso significa organizar sub-passos, com dias e horários. Pode ser algo óbvio, mas escreva tudo o que puder sobre a sua meta. Nossa memória pode nos deixar na mão.

Mais informações:

Sergio Ricardo Rocha
(21) 9.8114-4576
www.sergioricardorocha.com.br