Como cuidar – e conquistar – cabelos volumosos

Há muito tempo o cabelo chapado e extremamente liso deixou de ser tendência absoluta no Brasil. Hoje, as brasileiras aprenderam a apreciar a beleza do volume, desde que ele seja controlado e bonito. Até as que não têm naturalmente essa característica capilar recorrem a produtos para garantir um efeito mais encorpado aos fios.

“Para quem deseja conferir mais volume aos cabelos, indico cosméticos adstringentes e tonificantes com base de arnica, quilaia, jaborandi e menta. Entre uma lavagem e outra, o shampoo a seco também ajuda dar volume. E na hora de finalizar o look, use produtos suaves e livres de óleos, para evitar que o fique cabelo pesado”, diz Neiva Pena, hairstylist e proprietária do Essencial Hair.

Se esses produtos devem ser apostas, há também aqueles que precisam ser evitados em prol do volume. Segundo Neiva, vale conferir a descrição do frasco para verificar se o cosmético contém óleo. “Esses produtos devem ser deixados de lado ou, então, nunca serem aplicados próximo à raiz. Isso porque deixam o cabelo pesado e com menos volume”, aponta ela, que também sugere evitar alisamentos e descoloração em excesso, que podem danificar o fio e deixá-lo com menos volume.

Naturalmente sem volume

Por natureza, os cabelos finos e oleosos têm menos volume. Por isso, a dica é balancear a oleosidade para garantir uma cabeleireira mais cheia. Além disso, alguns hábitos podem ser adotados. Confira!

  • Lave os cabelos com água em temperatura natural.
  • Uma vez por semana, faça uma limpeza profunda com shampoo anti resíduos.
  • Enxágue bem os cabelos, evitando deixar excesso de produtos.
  • Não use o secador em temperaturas muito altas.
  • Ao usar a toalha para secar os fios, faça-o sempre fazer das pontas para a raiz, buscando não espalhar oleosidade do couro cabeludo ao longo do comprimento.
  • Use escovas de cabelo com cerdas naturais.