Como diversificar o uso de produtos capilares

Utilizar o mesmo produto por um longo período é prejudicial para a saúde dos fios? Essa pergunta certamente permeia a cabeça de muitas pessoas e quem explica os prós e os contras disso é o Alexandre Zucker, hairstylist e proprietário do Vertigo Hair, em São Paulo.

“Desde que se use produtos de boa qualidade, não é necessário interromper o uso de um produto capilar. Os shampoos ou o condicionadores de primeira linha possuem ingredientes que irão nutrir e hidratar os fios”, diz.

Uma sugestão importante, especialmente para quem tem cabelos coloridos, é utilizar em dias alternados um shampoo para a característica do fio e no dia seguinte um para tratar da cor. “Caso a raiz seja oleosa, será necessário um shampoo para cabelos oleosos na raiz e outro para cor para ser usado no comprimento e pontas; desta forma o cabelo não resseca e estará sempre bem tratado”, recomenda Zucker.

Dicas importantes

Na lavagem, é fundamental massagear os fios e o couro cabeludo para uma absorção maior dos nutrientes do shampoo.  “Nesse momento os fios recebem ativos essenciais para a sua saúde, como queratina, vitaminas e óleos hidratantes”, pontua o profissional.

Zucker salienta ainda que o shampoo deve ser aplicado de forma geral no couro cabeludo, que depois de massageado deve ser levado ao comprimento e pontas “enluvando” os fios. “A máscara deve ser usada somente no comprimento e pontas, assim como o condicionador, que não deve ser substituído pela máscara, pois pode causar ressecamento e opacidade”, diz.

E durante a lavagem, é importante atentar-se ao tempo de aplicação de cada produto. “Deve-se primeiramente levar em consideração o grau de oleosidade dos fios, mas de forma geral, de 1 a 2 minutos no máximo é suficiente. E quanto as máscaras de hidratação, após enluvar os fios, aguarde de 3 a 5 minutos e em seguida, aplique o condicionador ou leave in para um melhor resultado”, finaliza.