Como escolher e utilizar ampolas de tratamento

As ampolas de tratamento com vitaminas e substâncias reparadoras são aliadas poderosas para manter os fios bonitos no verão. “Elas são excelentes para dar uma turbinada nos resultados da máscara de tratamento e, com isso, obter melhores resultados na hidratação dos fios”, ensina cabeleireiro Edson Freitas, do Edson Freitas Haute Coiffure. “Desta forma, os cabelos ficam macios e com brilho intenso mais duradouro”. Ele indica, porém, que é preciso escolher o produto certo para cada finalidade.

Para saber como utilizá-las, o profissional indica como escolher entre os diversos tipos e o melhor uso que se pode fazer destes pequenos frascos:

  • Vitamina D: é ideal para os cabelos enfraquecidos e com pontas duplas.
  • Vitamina E: nutre os fios profundamente. É interessante para cabelos extremamente secos.
  • Extrato de uva: confere brilho extra aos fios, tornando-os mais leves e soltos.
  • Extrato de bambu: para fortalecimento da raiz, estimulando o crescimento dos fios.
  • óleo de argan: ajuda na reconstrução capilar. Hidrata, fortalece e dá brilho. Favorece também os cabelos que são oleosos na raiz e secos nas pontas, proporcionando equilíbrio aos fios.

Use as ampolas da maneira correta

Edson Freitas explica que o ideal é usá-las misturadas a cremes de tratamento e máscaras de hidratação, uma vez por semana ou a cada quinze dias. Para misturar na quantidade certa, adicione uma ampola inteira (5 ml) na proporção para cada três colheres de sopa de creme. Depois, misture tudo e aplique imediatamente nos fios. Deixe agir de três a cinco minutos, massageando os fios. No caso de cabelos secos, a aplicação pode ser feita da raiz às pontas. Se os cabelos forem oleosos na raiz, a mistura deve ser aplicada com dois centímetros de distância da raiz. Veja outros truques:

Nunca misture as ampolas no pote do creme: faça a mistura separadamente em outro recipiente e preferencialmente de plástico. Isso porque o produto deixa de agir depois de aberto, fora do frasquinho.  “Ele oxida e perde seu efeito”, explica o hairstylist.

Dê adeus à touca térmica: segundo Edson Freitas, não há mais a necessidade de uso da touca térmica durante os processos de hidratação dos fios. “Os produtos que estão no mercado contém ativos que conseguem penetrar na cutícula dos fios”, explica . “Antigamente, não existia esta tecnologia e o uso da touca térmica servia justamente para promover a abertura das cutículas.”