Como ter e manter uma barba estilosa

Faz alguns anos que a barba entrou no gosto masculino e atraiu até a preferência das mulheres. Hoje, ela faz parte da identidade de muitos homens e já tem sido bem aceita, inclusive, no mercado de trabalho. Mas, ao contrário do que pode parecer, assumir o novo visual e manter a barba bem cuidada e cheia de estilo exigem alguns cuidados especiais. A barber e hairstylist dos famosos, Juliana Felix, dá dicas sobre como escolher o estilo de barba ideal para cada tipo de rosto e, ainda, sobre os cuidados essenciais que garantem uma barba bonita e saudável. 

1- Prepare a barba e entenda qual estilo combina com o seu rosto: o primeiro passo para quem quer adotar um visual com barba é deixar a barba crescer para identificar onde há falhas e qual modelo se adequa melhor ao rosto. Esta é uma fase bem incomoda, então, para amenizar a coceira que o crescimento dos pelos ocasiona é recomendado usar um balm diariamente. Para identificar o tipo de rosto e estilo de barba mais apropriado para cada homem, a profissional explica:

Rosto Oval – quem tem este formato pode usar e abusar de todos os tipos e desenhos de barba. Este é um rosto coringa.

Rosto Quadrado – o ideal é chamar a atenção para o centro do rosto. Defina as linhas do pelo de forma arredondada e evite costeletas e traços retos.

Rosto Triangular – Deixe a barba mais cheia nas laterais para equilibrar as linhas retas da face e criar uma boa proporção. 

Rosto Redondo – costeletas longas, cavanhaques quadrados e linhas retas no pescoço e lateral são os formatos ideais para este tipo de rosto.
Rosto retangular – o ideal é preencher as laterais e deixar o comprimento mais reto e curto. O objetivo é equilibrar os atributos deste rosto criando uma ilusão de que ele é mais oval.

2- Priorize os cuidados diários: a barba merece tantos cuidados quanto o cabelo. É importante lavá-la, diariamente, com um shampoo especial para barba – que tenha PH neutro. Desta forma será possível mantê-la sempre higienizada e, ainda, evitar que ela fique ressecada. Passar esfoliante todos os dias também contribui para uma pele mais saudável e evita que os pelos do rosto encravem causando pequenas inflamações. Outra dica importante é sempre usar um óleo e balm de barba. O óleo irá fortalecer e hidratar a barba deixando os fios maleáveis, com brilho e com um cheiro agradável. Já o balm tem a função de alinhar os fios e dar textura para a barba, permitindo que ela seja modelada de forma natural.

3- Faça a manutenção da barba mesmo estando em casa: o melhor momento para fazer a manutenção da barba é durante ou após o banho pois, o vapor é um grande aliado na abertura dos poros, o que facilita muito a retirada dos pelos. A frequência da manutenção varia de acordo com o crescimento do pelo, mas, para a maioria dos homens ela pode ocorrer a cada 2 ou 3 dias. Usar um pós barba também deve fazer parte do ritual de cuidados após a manutenção. Ele diminui a vermelhidão e proporciona sensação de refrescância no rosto. Além disso, seguir as linhas desenhadas por seu barber ou hairstylist garante uma barba sempre alinhada e bonita. Para os homens que têm a barba curta, a dica é usar o aparelho de barbear sempre no sentido contrário ao crescimento do pelo. Já para quem tem a barba cumprida, o ideal é sempre seguir o sentido do pelo.

4- Mitos e Verdades sobre a barba

  • Homens que fazem a barba com mais frequência apresentam mais pelos encravados. Verdade!
  • Todas as partes da barba crescem na mesma velocidade. Mito!
  • Barbas tratadas com óleo ficam hidratadas e macias, por isso não arranham. Verdade!
  • Raspar a barba todos os dias faz os pelos crescem mais rapidamente. Mito!
  • A barba cresce mais rápido no verão. Verdade!