Condicionador: saiba como usá-lo corretamente


Cabeleireiros.com: Na hora da lavagem, é indicado retirar o excesso de água dos cabelos antes de aplicar condicionador? Por que?
Alexandre Zucker: Ao retirarmos o excesso de água para que seja aplicado o condicionador, teremos economia de produto. Isso porque se utilizarmos o condicionador com os cabelos com água em excesso, ele vai escorrer com maior velocidade, não aderindo ao fio em sua totalidade.

Cabeleireiros.com: O mesmo procedimetno deve ser feito com as máscaras capilares?
Alexandre Zucker:
Sim. Ao aplicarmos a máscara hidratante nos fios, devemos retirar  excesso de água para que o produto fique mais fácil de ser manipulado.

Cabeleireiros.com: Como deve ser retirado esse excesso de água? O quanto enxugar os fios?
Alexandre Zucker:
Devemos retirar o excesso de água somente apalpando os cabelos, sem a necessidade de utilizar uma toalha. Caso queira usar a toalha, passe-a levemente sobre os fios.

Cabeleireiros.com: Qual é a diferença entre condicionadores e máscaras?
Alexandre Zucker:
Os condicionadores fazem os fios permanecerem com o pH equilibrado. Caso não seja utilizado, os cabelos podem ficar ressecados e com excesso de volume. Já as máscaras servem para repor os nutrientes que perdemos com as constantes lavagens, exposição ao sol e utilização de produtos químicos. Para que a aplicação da máscara seja eficaz, é necessário enluvar as mechas sem esfregar, apenas massageando. E lembre-se: as máscaras não podem substituir os condicionadores.

Cabeleireiros.com: Quando eles podem deixar os fios pesados?
Alexandre Zucker:
Em excesso, condicionadores e máscaras podem deixar os fios pesados. Isso ocorre quando os cabelos não são enxaguados da maneira correta. Esse acúmulo de produto pode levar ao ressecamento, à opacidade e, em alguns casos, à seborréia e à queda capilar.

Cabeleireiros.com: Deve-se evitar o uso de secadores após a aplicação da máscara? Comente.
Alexandre Zucker:
Não necessariamente. Deve-se apenas ter cuidado com o manuseio do secador (não colocá-lo muito perto da raiz nem por muito tempo em cada mecha) e utilizar produtos finalizadores com a tecnologia termoativa, que ajudam no procedimento e protegem os fios do calor.

Cabeleireiros.com: Qual é o principal ativo que deve constar em um condicionador, para que ele cumpra seu papel?
Alexandre Zucker:
Um bom condicionador deve ter óleos essenciais e queratina, que auxiliam no equilíbrio e na hidratação dos fios.

Cabeleireiros.com: E o principal ativo das máscaras?
Alexandre Zucker: Além dos óleos hidratantes, hoje temos componentes com maior poder hidratante, que como pós de pedras preciosas, como diamante e rubi. Eles têm feito muito sucesso no mundo todo e já estão ao alcance da mulher brasileira.