Verão é tempo de sol, mar e piscina, uma combinação que exige cuidados redobrados com a proteção dos cabelos, por conta dos danos causados pela exposição excessiva a esses fatores.
Felizmente, esse problema as brasileiras conhecem bem. É o que revela a pesquisa “Brasileiras e os Cabelos”*, realizada pela Unilever em parceria com o Ibope, pela qual 64% das mulheres acredita que o verão é a temporada que mais danifica o cabelo. Além disso, 69% das entrevistadas apontam o clima como o grande vilão dessa história.
A pesquisa mostra outros prejuízos relacionados aos hábitos de verão, como os banhos na água salgada do mar e em piscinas com cloro, que apareceram em 32% das opiniões.
Primeira vilã: a radiação
A radiação UV age não só na pele, mas nos cabelos, atingindo as proteínas e os pigmentos dos fios, o que causa uma degradação fotoquímica cumulativa. Esse processo ataca a queratina, um elemento que não se regenera naturalmente. É justamente aí que começa o enfraquecimento capilar.
Os produtos com filtro UV em sua formulação ajudam a proteger os cabelos, minimizando o aparecimento de pontas duplas, quebra e outras consequências dessa radiação.
Segundo vilão: o calor
Também é comum nesta época do ano, haver maior proliferação de fungos e bactérias no couro cabeludo, favorecida pelo calor, pela umidade e pelo suor excessivo. Some a isso o uso de chapéus e bonés, que abafam o couro cabeludo.
Mais vilões: cloro e sal
Os danos causados pelo cloro de piscinas e pela água salgada estão diretamente relacionados ao ressecamento dos fios. Para combater esse mal é imprescindível o uso de produtos hidratantes. Prefira os que promovem uma penetração profunda na fibra capilar, para que os danos internos também sejam reparados.
Quanto ao ressecamento a pesquisa revela ser o fator que mais preocupa as mulheres de cabelos coloridos (45%), luzes (55%), relaxamento (36%) e alisamento (34%).
Salve os fios do verão
Os passos abaixo são boas dicas para se prevenir na temporada quente. Anote!
1- Mantenha o cabelo e o couro cabeludo sempre limpos para não aumentar a oleosidade;
2- Enxágue bem os cabelos após sair do mar e piscina;
3- Proteja os fios da radiação solar usando produtos com filtro UV (spray ou creme para pentear);
4- Evite prender os cabelos úmidos para não acarretar na quebra dos fios;
5- Faça hudratações regulares, inclusive em casa, no mínimo uma vez na semana;
6- Escolha produtos que hidratem e reparem os danos internos da fibra capilar.
*A pesquisa Brasileiras e os cabelos foi realizada com 400 mulheres, de 25 a 45 anos, das classes A, B e C, nas regiões Sudeste, Sul e Nordeste do Brasil.
Mais informações e atendimento ao consumidor:
0800-7074471| www.seda.com.br
Confira também:
Gostou desta matéria?
Deseja mais informações?
Assine grátis a nossa newsletter e receba semanalmente dicas sobre assuntos relacionados ao universo da beleza.